Procura por explicações marca o final do primeiro semestre escolar
Segundo uma análise da Fixando — plataforma de contratação de serviços —, o ano de 2024 arrancou com um aumento de 262% na procura por explicadores em Portugal, entre 1 e 19 de janeiro, em comparação com o mês anterior, refletindo uma necessidade de apoio académico preocupante.
É de destacar que 40% dos pedidos realizados partiram de estudantes do Ensino Secundário, seguido por 22% do Ensino Superior, 15% do 3º Ciclo, 14% do Ensino Primário, e 6% do 2º Ciclo.
Alice Nunes, Diretora de Novos Negócios, explicou que “estes dados denotam uma clara inquietação das famílias, com os resultados escolares dos jovens, sendo que o setor está a fazer os possíveis para dar uma resposta adequada. Contudo, apesar do desequilíbrio entre a oferta e a procura, verificamos que os preços praticados não subiram.”
Já Sílvia Santos, Explicadora, referiu que “as explicações online são uma mais-valia, pois os alunos podem ter uma aula individual no sossego da sua casa, não pagam tanto como se estivessem num Centro de Estudos, e, com as novas tecnologias, o ensino consegue ser muito interativo, mesmo à distância.”