Dia Internacional da Educação | Cuida de ti sem tabus!
Hoje assinala-se o Dia Internacional da Educação e este ano trazemos um tema que ainda vive refém de desinformação e algum tabu: a Higiene Íntima feminina.
Este é um gesto imprescindível no quotidiano das mulheres, mas muitas vezes não é feito da melhor forma, nem com os produtos apropriados para o efeito.
Aspetos importantes a ter em conta:
- pH – Um pH vaginal normal situa-se entre 3,8 e 4,5. Dentro deste intervalo, o nível de pH pode ajudar a evitar as infecções bacterianas e fúngicas, o que significa que qualquer alteração é “uma porta aberta” ao aparecimento de infeções, fungos e bactérias. O pH da zona íntima varia de acordo com a idade da mulher, tornando-se mais ácido a partir da puberdade, devido à produção de estrogéneos. Assim, os produtos de higiene íntima devem respeitar o pH desta zona, de modo a existir uma manutenção e equilíbrio fisiológico.
- Frequência da higiene íntima – Com os produtos adequados e recurso a água corrente, a higiene íntima deve ser feita de 1 a 2 vezes por dia, sempre na zona exterior da vagina, precisamente para respeitar o pH e a flora saprófita ou Ecoflora (conjunto de microorganismos benéficos para a manutenção da zona íntima feminina).
- Produtos a utilizar – “Então afinal, que produtos posso utilizar?” é o que estás a pensar? Considerando que os valores de pH vaginal na tua idade se devem situar entre 3,8 e 4,5, deves procurar esta informação no rótulo ou na própria embalagem dos produtos adequados para a higiene íntima, que estão à venda.
Para te ajudar nesta procura pelo produto ou marca ideal, lançámos um passatempo com a Corine de Farme e estamos a sortear este kit de produtos, a seis vencedores/as.
Aqui poderás habilitar-te a ser um/a deles/as.
Aposta em cuidados diários e em produtos de qualidade e cuida de ti, todos os dias!