Guimarães regista participação recorde no programa Eco-Escolas
O compromisso das escolas de Guimarães com a sustentabilidade ambiental é um dos grandes destaques deste ano letivo. Em 2023/2024, o município registou um número recorde de 64 estabelecimentos de ensino inscritos no programa Eco-Escolas, promovido pela ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação) desde 1996. Este programa internacional, concebido pela Foundation for Environmental Education, visa incentivar ações e reconhecer a qualidade do trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Os participantes do programa Eco-Escolas terão a oportunidade de desenvolver e implementar projetos e ações que promovam a sustentabilidade, desde a gestão de resíduos à conservação da energia e da biodiversidade, fomentando assim uma consciência ecológica e responsável nas gerações futuras.
Entre os estabelecimentos de ensino vimaranenses inscritos para o ano letivo de 2023/2024, destaque-se a participação de três escolas secundárias, três escolas profissionais e uma escola do ensino particular, além de escolas básicas e jardins de infância do ensino público. Refira-se, também, que, pela primeira vez desde 2012, todas as sedes de agrupamento estão representadas, consolidando o empenho generalizado na causa ambiental em toda a rede educativa do município, evidenciando a abrangência e a importância da sensibilização ambiental desde os primeiros anos de formação educativa.
Além disso, e de forma a potenciar ainda mais resultados e impacto na comunidade escolar, o programa de educação ambiental PEGADAS, promovido pelo município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, articula-se com os objetivos e projetos desenvolvidos no programa Eco-Escolas. Desta forma, espera-se o desenvolvimento de bases fortes para o incremento de práticas comunitárias assentes em princípios ecologicamente sustentáveis, catalisadores de mudanças de paradigma no comportamento e no modo de estar das pessoas.
Guimarães continua, assim, a reforçar o seu compromisso com o ambiente e a educação para a sustentabilidade, tornando-se um exemplo para outras regiões e um motor de mudança positiva na construção de um futuro mais verde e sustentável.