Um dos maiores sucessos dos centros de ciência europeus estreia esta semana
Chega esta semana ao Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, depois de passar por várias cidades europeias, “VIRAL – uma exposição contagiante” que conta com a presença de Paulo Trincão, Diretor deste Centro Ciência Viva, Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, e Rosália Vargas, Presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Sabias que há bocejos e gargalhadas que nos contagiam? Ou que podemos contagiar uma multidão com o nosso ritmo de dança? “VIRAL” junta a aprendizagem à diversão, através da desmistificação de preconceitos e de informação fiável.
No Exploratório de Coimbra os módulos vão estar divididos por cinco áreas – “O que é o contágio?”, “Definir o contágio”, “A diversidade do contágio”, “Imunidade” e “Nós somos o contágio” –, nos quais os visitantes vão poder tomar decisões para controlar uma epidemia, participar numa simulação de contágio, identificar os culpados de doenças, descobrir o que faz um vídeo tornar-se “viral” e o que é a imunidade ou ficar a saber qual é o maior agente de contágio do mundo.
Através de 24 módulos interativos, a “VIRAL” explica com muita criatividade à mistura temas tão importantes como o contágio ou o controlo de uma pandemia. Conteúdos que ganharam uma relevância ainda mais acrescida após a pandemia da Covid-19, com um papel importante para a literacia em saúde e consequente combate à desinformação.
A inauguração da exposição “VIRAL”, produzida pelo Pavilhão do Conhecimento, em colaboração com os museus Cité des Sciences et de l’Industrie (Paris) e Heureka (Helsínquia), e, além de Portugal e Espanha, já passou por países como França e Finlândia, acontece no próximo dia 21 de dezembro, quinta-feira, às 11:30.
Com a chegada da época natalícia, é a altura ideal para endereçar um convite às famílias, para que conheçam em primeira mão a “VIRAL – uma exposição contagiante”, em Coimbra.
Sabe mais informações aqui!