A nova parceria entre a Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade de Évora e a Universidade do Algarve resulta no Ocean Studies: uma nova e inovadora licenciatura que combina Ciências, Tecnologia, Análise de Dados, Economia, Gestão e Enquadramento Legal e Regulatório aplicados ao oceano e à economia.
Esta licenciatura integralmente em inglês e com a duração de 3 anos conta com o envolvimento do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa e pretende responder aos grandes desafios da humanidade, relacionados com o oceano enquadrados com a sustentabilidade, alterações climáticas e segurança alimentar, conservação da biodiversidade, energias renováveis marinhas e financiamento da economia azul.
Assunção Cristas é a coordenadora da Licenciatura Ocean Studies e considera que “a experiência governativa foi o que suscitou a necessidade de trazer e discutir com a Universidade NOVA e depois com as Universidades de Évora e Algarve, uma visão conjunta assente numa linguagem comum. No terrenos sentia, muitas vezes, que faltava pessoas com formação superior e capacidade crítica e criativa relativamente aos temas da sustentabilidade, compatibilização dos novos usos do oceano, (…) clima, alterações climáticas e, ao mesmo tempo, conhecer as oportunidades da economia azul”.
Assunção Cristas conclui expressando a necessidade e o objetivo humano desta Licenciatura: “Queremos pessoas do mundo inteiro capazes de gerar um diálogo interdisciplinar, com sensibilidades e bases diferentes, tanto a nível cultural como a nível geográfico. Desta forma, conseguiremos ajudar a criar não só uma geração que partilha uma linguagem azul como também acolher futuros investimentos estrangeiros nestas áreas que virão certamente para Portugal”.