Fortinet partilha conselhos de segurança para proteção dos jovens na internet
Embora a internet seja uma ferramenta valiosa na comunicação e aprendizagem, acarreta, igualmente, riscos, nomeadamente o ciberbullying ou o roubo de identidade.
O acesso massivo dos jovens aos dispositivos tecnológicos conduz à necessidade de colocar em prática um conjunto de dicas preventivas:
- Utilizar uma ligação segura: Na barra de URL do browser, encontras um pequeno cadeado à esquerda? Então, podes prosseguir.
- Escolher passwords fortes: Fáceis de recordar, mas difíceis de adivinhar, não devendo incluir informação sensível ou identificável, como a data de nascimento, o número de telemóvel ou a morada. Opta por combinações aparentemente aleatórias de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
- Ativar a autenticação multi-fator (MFA): Confirmar a identidade do utilizador ao adicionar um novo passo ao processo de login, concluído através de tokens físicos ou aplicações móveis, é fundamental.
- Manter o software e os sistemas atualizados: Certifica-te que adquiriste as atualizações e as correções de segurança mais recentes.
- Rever e compreender as definições de privacidade!
- Perceber como identificar links suspeitos: A hiperligação da música ou do jogo gratuitos tem um aspeto estranho? Não abras.