Exposição, performances e visitas guiadas: Mostra Nacional Jovens Criadores dá a conhecer obras de artistas emergentes em Vila do Conde
A Mostra Nacional Jovens Criadores (MNJC) apresenta obras de artistas emergentes, entre 27 e 29 de outubro, em Vila do Conde, contando com a presença de João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, na iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), organizada pelo Gerador, plataforma portuguesa independente de Jornalismo, Cultura e Educação, numa parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde, que estará numa visita guiada à exposição e fará a abertura da Gala de Entrega de Prémios.
Será no Centro Municipal de Juventude e na Pousada de Juventude que estarão em exibição os trabalhos selecionados nas categorias de “Arte Digital”, “Arte Têxtil”, “Cruzamento Disciplinar”, “Escultura”, “Fotografia”, “Ilustração” e “Pintura”. Já para as áreas de “Cinema”, “Dança”, “Gastronomia”, “Humor”, “Literatura”, “Moda”, “Música” e “Teatro”, haverá momentos específicos de apresentação.
Mas, não acaba por aqui… Masterclass e networking apoiarão os criadores, com interesses comuns, no desenvolvimento de novas ideias, sendo que os vencedores irão receber um prémio no valor de 1000€ e terão direito, ainda, a uma entrevista individual, 50% de desconto em cursos e workshops, Cartão Jovem, ações de visibilidade, capacitação e experiências profissionais.
“A Mostra Nacional Jovens Criadores representa a concretização efetiva do objetivo prioritário consagrado no artigo 70 da Constituição da República Portuguesa de promover ‘o gosto pela criação livre e o sentido de serviço à comunidade’. Milhares de jovens ao longo de 26 anos têm concretizado a sua capacidade de criar, partilhar experiências e explorar novos caminhos artísticos da cultura portuguesa”, considerou Carlos Manuel Pereira, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, I.P.