Entrevista selo Escola SaudávelMente | Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
A Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC) foi distinguida com o Selo SaudávelMente, uma iniciativa que se constitui “como um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) para o aumento das oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, para todos, através do incentivo e divulgação de políticas e boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar do sucesso educativo nas escolas Portuguesas”.
A Mais Educativa esteve à conversa com António Pedro Alves dos Santos Devesa, diretora da Escola, para saber como é que foi conquistado este Selo e quais as práticas adotadas pela EACMC que valeram esta conquista.
- A Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC) recebeu a distinção do Selo “Escola SaudávelMente”, que reconhece e distingue “as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas, demonstram um compromisso forte e efectivo com a promoção do desenvolvimento (cognitivo, emocional, social e de carreira), da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa”. De que forma a EACMC promove estas boas-práticas no seu meio escolar?
Efetivamente a EACMC foi distinguida em 2022 com o selo Escola SaudávelMente, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. A EACMC através dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) tem apostado na articulação de sinergias com toda a comunidade educativa, envolvendo não só a Direção, mas também no incremento do envolvimento da Associação de Pais e Encarregados de Educação e da Associação de Estudantes. Na mesma linha, tem mantido contactos com diversas entidades da comunidade envolvente e com instituições de Ensino Superior Artístico a nível nacional.
Na sua prática, os SPO privilegiam a intervenção preventiva, desenvolvendo projetos específicos para cada ano de escolaridade, em grupo-turma, com o intuito de promover a saúde-psicológica, o bem-estar e o sucesso educativo. Para além das faixas etárias, são tidas em consideração as especificidades da área artística, seja ao nível da gestão das emoções associadas à performance, seja na condução do processo de desenvolvimento de carreira. São ainda desenvolvidos projetos dirigidos a toda a comunidade educativa, motivando para a adoção de boas-práticas de saúde psicológica, através de diversos meios, como a página web da escola, as redes sociais e a divulgação interna em suporte de papel. O facto de se tratar de uma escola artística constitui uma mais-valia, na medida em que permite recorrer às valências da música, da dança e do teatro para a dinamização destes.
O projeto Peça a Peça – Psicologia em Palco, o qual pretende o desenvolvimento de competências cognitivas, socio-emocionais e pro-sociais através da dramatização e das narrativas pessoais e o projeto Construir Caminhos Artísticos, o qual visa apoiar todos os alunos na construção de projetos de carreira, foram duas das iniciativas que justificaram a atribuição do Selo Escola SaudávelMente.
2. Sendo uma escola de música, dança e teatro, os alunos vivem com as exigências intrínsecas a um alto nível de performance, portanto a pressão é algo constante, apesar de não ser algo exclusivo desta área. De que modo é que a Escola consegue atenuar essa pressão, para que os alunos não vivenciem, por exemplo, episódios de ansiedade?
O projeto educativo da escola e o seu Plano Anual de Atividades evidenciam uma continuidade no dia-a-dia de exposição ao outro, de performance pública sistemática, tornando estas atividades parte do quotidiano, um hábito, uma rotina que normaliza a atividade performativa.
No entanto, tal como referido, existe uma articulação próxima com os Diretores de Turma e com os vários Departamentos e Professores da EACMC na identificação de alunos que apresentam níveis mais significativos de ansiedade na performance. Os SPO elegem as estratégias de intervenção mais adequadas, seja através do acompanhamento individual dos alunos, seja através de dinâmicas de grupo. Contudo, e dado o trabalho continuado dos últimos 4 anos e o conhecimento construído acerca desta comunidade educativa, os SPO têm desenhado intervenções de prevenção primária. Com o intuito de sensibilizar a comunidade educativa para esta problemática e, deste modo, reduzir os riscos a nível pessoal, social e educativo, têm sido implementados projetos específicos. Por exemplo, o projeto Música e Emoções, implementado junto dos alunos do 10.º ano do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, alerta para a importância do autoconhecimento emocional, trabalha a temática específica da ansiedade na performance musical e promove o desenvolvimento de estratégias de autocontrolo.
3. Existem imensos jovens – e adultos – que devido ao seu contexto socioeconómico nunca tiveram contacto com a prática orquestral. A EACMC tem algum projeto que colmate esta lacuna e inclua os jovens na prática musical, de modo a que possam desenvolver competências individuais, sociais e escolares?
Desde o ano letivo de 2011/2012, que a EACMC dinamiza o projeto Orquestra Geração Sistema Portugal. Inspirado no Sistema de Orquestas Infantiles y Juveniles de Venezuela | El Sistema tem como objetivo primordial promover a inclusão social de crianças e jovens através da prática musical, como forma de reforçar as suas competências individuais, sociais e escolares.
É um projeto que tem uma dimensão nacional e internacional que tem atingido um nível de qualidade e de sucesso extraordinário. A este projeto foi atribuído em 2010 o Prémio Nacional de Professores do Ministério da Educação (inovação) e nos anos de 2013 e 2014 considerado pela União Europeia um dos melhores projetos de intervenção social de toda a União. Em 2017 atribuída menção honrosa da Fundação Manuel António da Mota (Porto) e em 2018 considerada a melhor empresa de intervenção social pelo grupo AGEAS e tendo sido atribuída a medalha de ouro comemorativa dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos da Humanidade pela Assembleia da República.
O trabalho desenvolvido no Projeto Orquestra Geração-Coimbra (POGC) privilegia o trabalho de conjunto por excelência integrando crianças e jovens de e em vários contextos no âmbito escolar, socioeducativo e afetivo. Atualmente temos como parceiros os Agrupamentos de Escolas Coimbra Centro e Eugénio de Castro. Com efeito, o projeto desenvolve-se nas Escolas Básicas de Almedina, Poeta Manuel da Silva Gaio e Eugénio de Castro. Até ao momento temos um universo de 107 alunos participantes e procuramos expandi-lo para dar acesso à prática musical a mais crianças e jovens.
A performance pública regular é um aspeto fulcral no desenvolvimento de toda a metodologia deste projeto, sendo um excelente fator motivacional para os alunos e uma forma de mostrar à Comunidade o trabalho realizado. Assim, a orquestra tem-se apresentado individualmente em inúmeros momentos. Apresenta-se ainda em concertos que reúnem dois ou mais núcleos nacionais. Nestes estágios finais, todos alunos de um mesmo nível oriundos dos diferentes núcleos, reúnem-se numa mesma orquestra, conhecendo-se e criando laços de amizade que perduram no tempo e que aproximam populações por vezes com um historial complicado de coabitação e de vizinhança.
Tratando-se de um projeto que “mais do que música toca vidas” fomenta o valor individual de cada criança/jovem como ser único, independentemente da sua condição pessoal, incutindo-lhes a importância do seu papel na nossa sociedade. E por isso, temos sido impactantes na promoção da sua autoestima, autoconfiança, o saber/ser e o saber/estar em vários contextos, o respeito pelo próprio e pelos outros e o bem-estar, assim como prevenir o absentismo e o abandono escolar da grande maioria dos nossos alunos.
4. As instituições de ensino procuram promover uma inter-relação entre família, os alunos e a escola. De que modo é gerida e estabelecida a relação e a comunicação entre Encarregados de Educação/famílias, alunos e professores?
Dadas as várias centenas de atividades anuais existentes (audições, concertos, entre outras), o contacto com os encarregados de educação é sistemático, aproximando a escola das famílias.
Inclusivamente, esta Direção criou um Coro de Pais e Encarregados de Educação com ensaios semanais nas instalações do conservatório, maestrina docente da escola e em horário de funcionamento da escola, promovendo um ambiente de partilha simultânea da escola entre pais e filhos. Este coro participa em algumas das atividades escolares sem prejuízo de representar o próprio conservatório em atuações no exterior.
Para além disso, os SPO trabalham de forma bastante próxima com os alunos e respetivas famílias, quer seja diretamente, no caso dos alunos em acompanhamento, como através da Associação de Pais e de Encarregados de Educação e da Associação de Estudantes. As atividades do SPO são regularmente partilhadas com pais e alunos e, frequentemente é solicitado o seu envolvimento direto.
A título de exemplo, no ano letivo de 21/22, realizou-se Pais de Pequenos Artistas, com envolvimento da Direção e estreita colaboração com a Associação de Pais da EACMC, uma iniciativa que visou promover a reflexão acerca do ensino artístico especializado, envolver os Pais e Encarregados de Educação na promoção do sucesso escolar e bem-estar da comunidade educativa e reforçar a importância dos mesmos na concretização dos projetos artísticos dos respetivos educandos.
5. Foi a primeira vez que foram premiados com este selo?
Foi de facto a primeira vez que a Escola recebeu esta distinção, dado que os SPO se encontram formalmente em funcionamento apenas desde o ano letivo 2019-2020. Atendendo ao plano de atividades que tem vindo a ser implementado pelos SPO e dado o envolvimento de toda a comunidade escolar na concretização do mesmo, entendemos que a EACMC reunia condições para ver o seu trabalho reconhecido.
6. Para além do Selo “Escola SaudávelMente”, existem muitos outros que podem ser conquistados. Faz parte dos objetivos da vossa instituição conquistar mais selos? Se sim, quais?
O objetivo da escola não é obter um determinado selo. O objetivo da escola é prestar o melhor serviço educativo possível e desenvolver ou a associar-se a bons projetos que tragam uma mais-valia educativa e formativa aos nossos alunos e que se encaixem no projeto educativo desta escola. Concorrer a um selo de qualidade e obtê-lo é apenas uma consequência do trabalho e do caminho que queremos ir trilhando.
7. Enquanto Diretor, quais as práticas que pretende manter ou inovar, futuramente, na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra?
Deduzindo que a questão colocada é relativa à inovação na promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo, entendo que será importante potenciar ainda mais a existência dos SPO, enquanto estrutura essencial para a dinamização de projetos promotores da saúde psicológica. Entendemos também que uma execução equilibrada do nosso projeto educativo direcionado à nossa comunidade envolvendo as suas instituições e de contacto com e entre pessoas, é já em si mesmo, uma ferramenta importante ao serviço do sucesso educativo do bem-estar dado que concretiza, de alguma forma, o ideário que levou a cada aluno escolher frequentar o ensino artístico.