ASPEA promove debate numa audiência da Comissão de Educação e Ciência com a Comissão de Ambiente e Energia
A Assembleia da República ficou rejuvenescida! No âmbito do projeto “Vamos Cuidar do Planeta!” (VCP), coordenado em Portugal pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), alunos de diversas Escolas apresentaram-se, no dia 10 de outubro, na audiência conjunta da Comissão de Educação e Ciência com a Comissão de Ambiente e Energia.
Com o intuito de promover a consciência cívica e fortalecer a cultura democrática dos jovens em idade escolar, foi promovido o debate sobre problemas e ameaças ambientais, nomeadamente “Beatas no Chão”, “Embalagens de Uso Único”, “Biodiversidade”, “Desperdício de Água” e “Biodiversidade e Cidadania na Escola”, levando compromissos, possíveis soluções e sugestões de melhoria à comunidade.
Por fim, a Carta de Corresponsabilização foi aprovada, em que os estudantes confiam “que é possível reparar o impacto negativo que temos vindo a causar ao nosso lar, à Terra, aos seres vivos que nela habitam e, portanto, a nós mesmos. No entanto, também sabemos que isto só é viável com um esforço individual e compromisso coletivo – nosso, dos jovens, e da comunidade civil, juntamente, convosco, os decisores políticos. Pois um sem o outro, não poderá sair vitorioso”.
Joaquim Ramos Pinto, Presidente da Direção Nacional da ASPEA e Coordenador Pedagógico, sublinha que “precisamos de deixar os discursos de retórica, reconhecer a importância de dar voz aos jovens, e deixá-los fazer parte das soluções, pelo que devem ser envolvidos e reconhecidos como aliados fundamentais na elaboração de políticas para a construção de uma sociedade comprometida com o envolvimento cívico, a cidadania ativa e a Educação para a Cidadania”.