Sabias que… Quase um terço dos portugueses aprendeu online em 2022?
A aprendizagem online assume-se, hoje, como uma solução incontornável para quem deseja aprender ao longo da vida, devido ao rápido crescimento da diversificação de ofertas e de alunos matriculados, bem como às inúmeras vantagens que agrega, nomeadamente a flexibilidade, o acesso a cursos internacionais, o ensino à medida, a variedade de meios educativos, e a adaptabilidade a novas necessidades do mercado de trabalho.
Segundo o “Guia para Aprender Online: Um Mundo de Opções para Explorar” da Fundação José Neves, no plano nacional, cerca de 1 em cada 3 portugueses (32%), dos 16 aos 74 anos, possuiu formação em formato digital, em 2022, percentagem que sobe para os 59%, no caso dos 16 aos 24 anos, tendo perfis e objetivos distintos: Alunos a tempo inteiro; Trabalhadores que visam progredir na carreira ou mudar para outra área profissional; Empreendedores; e Freelancers.
“É hoje um dado adquirido que a aprendizagem contínua ao longo da vida vai cada vez mais fazer parte das nossas vidas, permitindo-nos adquirir as competências e as ferramentas para responder aos desafios que o mercado profissional nos coloca. A formação online disponibiliza um mundo de oportunidades para que cada um de nós possa fazer uma atualização de conhecimentos ou obter especializações que nos permitam dar um passo em frente ao nível profissional, mas também no pessoal. Este guia permite ajudar os portugueses nesse sentido, demonstrando que aprender online compensa e por onde devemos começar”, assinalou Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves.