Alunos da Escola do Porto vencem MEDEA com estudo sobre efeitos dos Campos Eletromagnéticos
Uma equipa de quatro alunos da Escola Secundária Garcia de Orta, do Porto, foi a vencedora da 14ª edição do MEDEA, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e da Redes Energéticas Nacionais (REN), destinada a promover o conhecimento da Física e o estudo dos Campos Eletromagnéticos junto dos jovens portugueses.
O primeiro lugar entregue a “Faraday”, composta por Afonso Sousa, Chantal Falcón, Daniel Neuforge e Rodrigo Marques, foi divulgado numa cerimónia realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que atribuiu, ainda, uma menção honrosa a “Rádio Infante” da Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico Infante D. Henrique, constituída por Gabriel Barbosa, Maria Ferreira e Pedro Silva.
“Tivemos, mais uma vez, uma boa adesão das Escolas a este projeto, o que nos deixa muito satisfeitos. Para todos os participantes no MEDEA, esta foi, certamente, uma experiência enriquecedora, sendo certo que a oportunidade de realizar medições do Campo Eletromagnético com equipamento que habitualmente não existe nas Escolas, e de aliar o conhecimento teórico à prática, investigando um problema relevante para a sociedade, torna este projeto uma mais-valia no ensino da Física, pelo que estamos muito gratos à REN por esta parceria”, afirmou José António Paixão, da SPF.
As inscrições para a próxima competição abrem a 17 de outubro aqui.