Alunos criam creme hidratante com restos de peixe e usam bactéria para regenerar tecido ósseo
Os seis alunos, com idades entre os 17 e os 19 anos e Ensino Secundário concluído, estão em Bruxelas, na Bélgica, a participar no Concurso Nacional de Jovens Cientistas, organizado pela Comissão Europeia – o EUCYS, juntando mais de 130 elementos de 36 países, que vão apresentar 85 projetos, avaliados por um júri, que premiará o pódio com 3500 a 7000 euros.
Portugal está representado por Joana Monteiro, João Henriques e Margarida Leite, estudantes de Ciências do Colégio Valsassina, que viram no mar uma oportunidade, germinando a ideia de criar um creme hidratante à base de colagénio, extraído de restos de peixe.
Contudo, o Colégio Luso–Francês marca, igualmente, presença, com Afonso Nunes, Inês Cerqueira e Mário Onofre, que, duas vezes por semana e fora do seu tempo letivo, estiveram com especialistas da Universidade do Minho, conseguindo colocar uma bactéria marinha a produzir fio de teia de aranha, regenerador de tecido ósseo.
“O projeto que apresentam em Bruxelas permitiu-lhes saber colaborar, dividir tarefas, gerir o tempo, expectativas, falar sem medo, expor ideias e ouvir críticas. Um crescimento muito grande”, resumiu Rita Rocha, Professora que, desde 2006, orienta trabalhos de alunos que vão a competições, como o EUCYS.