Colocado e agora? Nós guiamos-te!
Já sabes os resultados? Está na hora de começares a pensar em realizar a matrícula na Instituição de Ensino Superior em que ficaste colocado e inscreveres-te nos planos curriculares exigidos pelo curso ambicionado. Vamos a isso?
Para o ano letivo 2023/2024, os prazos estipulados no Ensino Superior Público são:
- 1ª fase: 28 a 30 de agosto;
- 2ª fase: 17 a 19 de setembro;
- 3ª fase: 30 de setembro a 2 de outubro.
Onde e como?
O início da pandemia conduziu à transição do presencial ao exclusivamente online. Contudo, com o levantar das medidas, as Faculdades optaram por adotar o procedimento virtual de forma definitiva, o pessoal ou, ainda, o formato híbrido. Informa-te junto das páginas oficiais!
Documentos necessários
A documentação pode variar, dependendo da Instituição de Ensino Superior à qual te candidataste. No entanto, existem os habituais:
- Cartão de Cidadão;
- Fotografia a Cores (tipo passe);
- Boletim Individual de Saúde, com a Vacina Antitetânica atualizada;
- Pré-Requisitos.
Existem custos associados?
A Taxa de Matrícula e o Seguro Escolar serão, certamente, dois pagamentos que terás de efetivar, rondando entre os 20€ e os 40€. Poderão, ainda, solicitar-te a 1ª prestação das propinas. Caso estejas a concorrer a uma Bolsa de Estudo, apresenta o comprovativo de candidatura.
Alojamento: Pedido de Residência de Ação Social
Quando ingressar no Ensino Superior implica uma mudança de cidade e, consequentemente, uma conversão de residência, uma das principais preocupações traduz-se na procura de alojamento.
O primeiro passo é avaliares a disponibilidade financeira, ajustando (sempre!) a pesquisa ao orçamento. Se a tua escolha passa pelas Residências de Ação Social, espaços geridos pelas IES, integrados no campus da Academia, terás de proceder ao pedido no ato da matrícula. Mas, é de salientar que a colocação é prioritariamente por vagas direcionadas a bolseiros e a discentes provenientes de intercâmbios.
Caso acabes por não ter lugar, o Apoio Extraordinário ao Alojamento a Estudantes do Ensino Superior Beneficiários de Abono de Família até ao 3º Escalão, uma medida adicional fornecida pelo Estado, para alicerçar os alunos em mobilidade, sustentará os preços de uma solução privada.