A 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior arranca hoje com 5212 vagas!
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior colocou um total de 49.438 novos estudantes, dos quais 87% foram aceites numa das suas três primeiras opções de candidatura, sendo que, num universo de cerca de mil cursos, não sobrou qualquer vaga em 814, existindo, por outro lado, 37 Licenciaturas não ocupadas.
As Escolas Superiores de Enfermagem de Lisboa, Porto e Coimbra, e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, possuem, neste momento, zero posições por preencher, tendo sido o curso de Engenharia Aeroespacial que registou, este ano, a média mais alta (18,86).
Mas, nada está perdido: É hoje, segunda-feira, dia 28 de agosto, que se inicia a 2ª fase, disponibilizando 5212 vagas, o que representa o menor número desde 1999!
De acordo com o calendário da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), “o prazo para a apresentação da candidatura decorre até ao dia 5 de setembro”, onde poderão concorrer os candidatos à 1ª fase não colocados; os colocados à 1ª fase que pretendam concorrer novamente; os candidatos colocados à 1ª fase que não efetuaram a respetiva matrícula ou inscrição; quem, podendo candidatar-se no prazo de apresentação das candidaturas à 1ª fase, não o fez, bem como os estudantes que só reuniram condições de candidatura depois de terminado o prazo de candidaturas à 1ª fase.
Após a divulgação dos resultados, a 17 de setembro, arranca, ainda, a 3ª fase do Concurso de Acesso ao Ensino Superior, entre 22 e 25 de setembro.
Boa sorte!