Escoteiros de Portugal transformam o acampamento nacional num ecoevento
Milhares de escoteiros vão participar no 26º Acampamento Nacional (ACNAC) da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), a decorrer entre os dias 13 e 19 de agosto, em Faro, que pretende ser um exemplo, através da adoção de práticas ambientais responsáveis, desde a utilização de detergentes biodegradáveis e garrafas reutilizáveis, até à separação de lixo.
Com o mote “Envolve-te. Não deixes ninguém para trás”, o ecoevento tenciona dar destaque a um conjunto de prioridades e aspirações acordadas entre a maioria dos países da Organização das Nações Unidas: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incentivando os participantes a realizarem trabalho comunitário na região, para além das habituais aventuras, nomeadamente desportos radicais e aquáticos, corridas com carrinhos de rolamento e caminhadas.
“O ACNAC é uma oportunidade para os jovens escoteiros aprenderem a trabalhar em equipa, desenvolverem a sua criatividade e o seu espírito de aventura, e ainda aprofundarem a sua ligação com a natureza, contribuindo assim para a promoção da sustentabilidade, um tema que já está intrínseco à atividade e aos valores da AEP. Todas as atividades foram planeadas para dar palco à educação ambiental, por considerarmos que o movimento escotista deve contribuir de forma ativa para a promoção da liderança através da diferença, reforçando a necessidade de comportamentos económica e ecologicamente responsáveis e proativos”, afirmou Ana Proença, escoteira-chefe nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal.