Instituto Português do Desporto e Juventude abre candidaturas para a Mostra Nacional Jovens Criadores, a iniciativa que apoia novos talentos
Até ao dia 6 de setembro, às 20h00, estão abertas as candidaturas para a Mostra Nacional Jovens Criadores (MNJC), uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), organizada pelo Gerador que convoca jovens artistas para o mais alargado programa de estímulo à criação em Portugal.
Podem candidatar-se pessoas residentes em Portugal, com idade máxima de 30 anos à data de 31 de dezembro de 2023. As candidaturas podem ser apresentadas individualmente ou em equipa, podendo cada grupo ser constituído por um máximo de três elementos.
Já nas categorias de música, teatro e dança, as equipas poderão ter até ao máximo de oito elementos.
Esta iniciativa foi criada em 1997 e arranca com uma fase de concurso que abrange 15 domínios artísticos distintos, tais como: Arte Digital, Artes Têxteis, Cruzamento Disciplinar, Escultura, Fotografia, Ilustração, Pintura, Cinema, Dança, Gastronomia, Humor, Literatura, Moda, Música e Teatro.
As obras serão avaliadas por um painel de 45 jurados/as, onde se incluem autores/as reconhecidos em cada uma das áreas, como Hugo Van Der Ding, no humor, Clara Não, na ilustração, Gonçalo M. Tavares, na literatura, Eduarda Abbondanza, na moda, e muitos mais. O júri de cada área é complementado por um/a representante do IPDJ.
Os trabalhos selecionados pelo júri, até ao máximo de oito obras por área artística, serão apresentados publicamente no evento oficial da Mostra Nacional Jovens Criadores onde serão conhecidos/as, também, os/as vencedores/as de cada área.
O anúncio dos/as premiados/as será feito no último dia da Mostra Nacional Jovens Criadores, na gala de entrega de prémios.
Podes aceder à candidatura aqui!