De mãos dadas por um futuro melhor
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) tem um conjunto de programas que pretendem desenvolver capacidades e competências pessoais, profissionais e sociais entre os jovens.
Se a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas são, para ti, uma preocupação, esta é a tua oportunidade!
Com o objetivo de promover práticas de preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental e também monitorizar e recuperar territórios afetados, o IPDJ criou o programa: “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”. Um programa que pretende também sensibilizar a população em geral para estas temáticas e promover as boas práticas, individuais e coletivas em prol da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, realçando a importância dos mesmos na qualidade de vida. Algo que, consequentemente, valorizará os territórios fazendo a economia circular.
Para além disso é importante demonstrar o impacto positivo de uma participação ativa na prevenção e na resolução de problemas ambientais, através da recuperação de territórios afetados e da defesa de incêndios florestais e outras catástrofes ambientais.
Do ponto de vista dos jovens, o objetivo é contribuir para a aquisição de competências transversais, no âmbito da participação e cidadania junto d@s jovens, criando assim, uma cultura de corresponsabilidade em termos de sustentabilidade.
Mas, como é que estes objetivos se colocam em prática? Através da reciclagem, reutilização, gestão ambiental, prevenção do desperdício alimentar e consumo sustentável, limpeza de áreas afetadas e manutenção das mesmas.
Os recursos hídricos são também uma preocupação. Assim, os voluntários poderão acompanhar rios e ribeiras como forma de recuperação das linhas de água, a fim de preservar e apoiar logisticamente os centros de recuperação de animais selvagens e as espécies animais e vegetais que estão em risco.
Os voluntários poderão executar, ainda, vigilância móvel, a pé ou de bicicleta, das áreas descritas pelas entidades locais de coordenação e vigilância fixa nos postos de vigias, tendo de sinalizar caminhos florestais e acessos a pontos de água, recuperando assim, caminhos de pé-posto.
Outra das tarefas passará, também, por alertar a comunidade, através de campanhas de prevenção de incêndios, para o uso correto do fogo e para o perigo do uso de maquinaria em dias quentes e secos. Haverá ainda funções relacionadas com a reflorestação e controlo de espécies invasoras.
Existe também a responsabilidade de proteção do litoral, em contexto das alterações climáticas, incentivando à monitorização das zonas costeiras e alertando para a erosão costeira e identificação de resíduos, preservando os ecossistemas dunares.
Para os/as interessad@s já estão abertas as inscrições para os/as jovens voluntári@s de idades entre os 14 e os 30 anos, que queiram integrar o programa da edição de 2023. A inscrição pode ser efetuada até cinco dias antes da data de início de cada projeto, na Plataforma dos Programas da Juventude.
Toma atitudes sustentáveis que causem impacto! O Planeta agradece!
Neste verão há também um outro programa com caráter voluntário, intitulado de “Campos de Trabalho Internacionais”, direcionado para o público português e estrangeiro com idades entre os 18 e os 30 anos. As áreas de intervenção deste programa, passam pelo ambiente, a arqueologia, restauro e valorização do património histórico-cultural.
Este projeto visa promover atividades de voluntariado de caráter comunitário, civil ou social, com o intuito de potencializar e desenvolver uma comunidade local, proporcionando aos jovens, a possibilidade de interagir e contactar com novas culturas e aprender novas línguas.
Se gostarias de participar, efetua a inscrição nos campos de trabalho internacionais, consultando as vagas disponíveis.
Os/As participantes terão direito a alojamento, alimentação e seguro durante a estadia no campo e, claro, serão salvaguardadas as condições de higiene e segurança.
É necessário saber comunicar em inglês, pois, haverá voluntári@s estrangeir@s no campo e a língua de eleição é o inglês.
Estás a um passo de te enriqueceres culturalmente, enquanto contribuis para a preservação do planeta e de comunidades locais. Aproveita esta oportunidade e amplia a tua visão sobre o mundo!