Festival dos Canais regressa a Aveiro de 12 a 16 de julho
O encontro multidisciplinar de artes em espaço público que assume a cidade de Aveiro como um palco aberto, onde artistas provenientes de diferentes geografias se interligam com o quotidiano e a vida do território vai regressar de 12 a 16 de julho… O Festival dos Canais!
Um laboratório vivo para a apresentação de novas perspetivas sobre a memória coletiva dos traços identitários da região, que contará com 52 espetáculos, 111 ações, 9 nacionalidades e 12 estreias nacionais.
É de destacar a presença de Camané, Ricardo Ribeiro, António Zambujo, D.A.M.A com Buba Espinho, Da Chick, S. Pedro e The Lemon Lovers. Já “Black Victorians”, da encenadora Jeanefer Jean-Charles, trará uma reflexão sobre algumas questões históricas, enquanto o Collectif Maison Courbe propõe uma fusão entre dança e circo que convoca a arquitetura, em “Obake”, num projeto criado no âmbito de uma parceria entre Aveiro, Malmo (Suécia) e Rouen (França), com o apoio do EFFEA – European Festivals Fund for Emerging Artists. A Fanfarra dos Canais, criada pela Oficina de Música de Aveiro, será outro exemplo de deambulação musical.
O Festival dos Canais voltará a contar com dois dos seus icónicos recintos: A Sala de eSTAR, com mobiliário doméstico adequado à sua designação, e a Funky Beach, uma praia em plena cidade, com toda a areia a que se tem direito. Ambos serão pontos de encontro de ideais, com serviço de bar, concertos e DJ’s.
Ah! E a novidade é… A organização de um pop-up do Chefs On Fire, evento gastronómico que convidará chefs de renome, como João Cura (Almeja), César Vitorino (Foco), Cristiano Barata (O Mercantel), Luís Gaspar (Sala de Corte), Pedro Braga (Mito) e Rafa Louzada (Gruta), a confecionar em fogo lento, celebrando as origens da cozinha.
Conhece a programação completa aqui.