Como melhorar o aproveitamento escolar?
Com a evolução do tempo e das investigações, chegou-se à conclusão de que a razão e a emoção estão interligadas e, por outro lado, a zona do cérebro responsável pelas emoções tem uma grande influência no aproveitamento escolar e não só.
Ao longo dos anos, separavam-se a emoção da razão, sendo avaliados como opostas. Apesar disso, a nossa mente é constituída pela parte racional, responsável por emitir pensamentos e realizar análises, utilizando a lógica. Por outro lado, a parte emocional está encarregue dos nossos impulsos e sentimentos.
Mas, quais são realmente os benefícios da educação emocional?
Consegues aumentar a tua autoestima e confiança, diminuir os conflitos das relações interpessoais, desenvolver competências de comunicação e aumentar o teu nível de felicidade.
Ao obteres um equilíbrio emocional, conseguirás compreender as opiniões e sentimentos dos outros, para além de que vais conseguir aumentar o teu nível de compromisso e responsabilidade, o que te irá dar mais clareza em relação ao futuro e às metas que pretendes atingir.
Ao alterares o teu mindset, ou seja, o teu padrão de comportamentos e pensamentos, vais enriquecer os teus relacionamentos interpessoais e haverá uma melhoria na produtividade, o que, consequentemente, fará com que os níveis de stress diminuam.
Assim, haverá uma melhoria pessoal, o que se traduzirá numa maior qualidade de vida.
A Mais Educativa deixa-te algumas sugestões para gerir melhor as emoções:
- Conhece-te a ti mesm@;
- “Observa” o que estás a sentir;
- Altera, se necessário, a tua postura em relação ao que te rodeia;
- Respira fundo;
- Tem um diário de emoções;
- Foca-te naquilo que consegues controlar;
- Cultiva um mindset de crescimento;
- Rodeia-te de pessoas positivas;
Ao desenvolveres estas ferramentas, terás uma maior motivação para as tarefas escolares e conseguirás ter um aumento no rendimento académico.
Quanto maior for a inteligência emocional, menores serão os comportamentos impulsivos, o que terá um impacto positivo na aprendizagem.
O objetivo é não desistir e dares sempre o teu melhor!