O passo a passo para uma candidatura bem sucedida
A preocupação com as burocracias não deve sobrepor-se ao entusiasmo. Estás preparad@ para realizar a tua candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior? Descrevemos-te o processo, respeitando a estrutura de pontos vigentes no portal online.
Dá o primeiro impulso ao teu percurso académico e alcança o sucesso!
#01: Aceder à Plataforma
Website aberto, check? Encontra o botão “Iniciar Sessão” e começa a aventura pelo ciclópico universo do Ensino Superior.
Vais precisar do teu Número de Identificação, presente no Cartão de Cidadão, ou, caso provenhas do estrangeiro, do teu Número Interno. Logo de seguida, insere a Senha de Acesso que localizarás no teu e-mail.
#02: Notas do Secundário
Lembras-te da famosa Ficha ENES? Agora, preenche os campos mediante a informação nela existente, copiando os códigos, as datas e as classificações de forma cuidada e rigorosa.
Se a plataforma gerar um aviso, verifica minuciosamente todos os dados e volta a submeter. O erro persiste? Dirige-te à tua Instituição de Ensino e solicita um novo documento.
#03: Exames Nacionais
Aqui, constam os exames nacionais que concretizaste e que ainda estão válidos para efeitos de colocação no Ensino Superior, bem como as respetivas notas.
É só reexaminar e avançar!
#04: Contactos
Introduz os teus elementos pessoais de contacto atualizados.
#05: Opções de Candidatura
A primeira tarefa é selecionares o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES) mais próximo da tua área de residência.
Já o bloco seguinte é referente aos Estudantes Economicamente Carenciados. Pretendes concorrer às Bolsas de Estudo de Ação Social? Então, coloca o teu Número de Identificação Fiscal (NIF) e o número telefónico para a realização de uma pré-inscrição.
Na secção subsequente, indica o Contingente pelo qual te candidatas: Geral, Açores ou Madeira. Se te credenciares ao abrigo dos Contigentes Especiais para Emigrantes, Militares ou Portadores de Deficiências, desloca-te a um GAES e entrega a documentação comprovativa.
Finalmente, no tópico dedicado à Preferência Regional, assinala se tencionas possuir o benefício, apresentando o código que requisitaste na tua Escola, juntamente com a Ficha ENES.
#06: Opções de pares Curso/Instituição
Este é talvez o momento que origina mais inquietação. Respira e reflete sobre o estudo prévio que elaboraste e define as tuas seis opções de pares Curso/Instituição, acompanhadas pelas suas classificações individuais. Mas não te esqueças de as posicionar por ordem hierárquica de predileção.
Alerta: Triângulo vermelho? Significa que não satisfazes as condições necessárias, como um exame como prova de ingresso em falta ou uma nota mínima que não cumpres. Elimina e adiciona uma outra opção alternativa que seja válida.
#07: Pré-requisitos
Caso os cursos que elegeste demandem pré-requisitos obrigatórios, uma advertência é acionada. Os pré-requisitos de aptidão consistem em provas físicas, funcionais ou vocacionais, cuja comprovação é executada através da Ficha de Pré-Requisitos, a emitir pelo Estabelecimento de Ensino Superior, enquanto que os pré-requisitos de matrícula são de cariz documental, que apenas terás de entregar no ato da matricula.
#08: Confirmar
Valida cada componente fornecido anteriormente e garante que não existem erros ou enganos.
#09: Avisos
Chegaste ao terminal! Se cometeste alguma distração, regressa, corrige e… Submete.
Está na hora de imprimir o recibo comprovativo ou guardares o ficheiro resultante no teu computador.
Mudaste de ideias? Não te preocupes. Durante o período de candidaturas da fase correspondente, podes repetir o procedimento as vezes que desejares, sendo sempre considerada a última inscrição, substituindo, assim, as antecedentes.
O que terá o futuro reservado para ti? Dia 27 de agosto serão publicados os resultados.