Entra a pés juntos no Ensino Superior: O que deves ter em conta?
É de 24 de julho a 7 de agosto que decorre a apresentação de candidaturas à 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, representando o abrir portas para uma carreira promissora, repleta de oportunidades… Mas, a concorrência impetuosa e a complexidade dos processos seletivos requerem uma preparação minuciosa.
3, 2, 1… Ruma agora à tão desejada vaga e aproveita ao máximo o marco que se avizinha: O universo académico!
Condições
Concluíste integralmente o Ensino Secundário? Realizaste os exames nacionais correspondentes às provas e notas respetivas exigidas pelo curso almejado? Elaboraste os pré-requisitos solicitados? Não estás abrangido pelo Estatuto de Estudante Internacional? Então, encontras-te apt@ para desbravar o próximo capítulo.
Prazos
1ª fase:
- Realização: 24 de julho a 7 de agosto
- Resultados: 27 de agosto
2ª fase:
- Realização: 28 de agosto a 5 de setembro
- Resultados: 17 de setembro
3ª fase:
- Realização: 22 a 25 de setembro
- Resultados: 30 de setembro
Senha de Acesso
A candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior tem obrigatoriamente de ser feita online. Mas, para não teres surpresas desagradáveis, vais precisar, primeiramente, de proceder à elaboração do pedido de atribuição da Senha de Acesso no portal da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), seguindo os passos indicados.
Formulário preenchido? Imprime o recibo e entrega-o na tua Escola Secundária, onde irão certificar a requisição e obter o ingresso que, posteriormente, será enviado para o teu e-mail.
É possível, ainda, solicitares a Senha de Acesso durante o período de inscrição para a 1ª fase dos exames nacionais ou a partir do mês de maio, em qualquer Gabinete de Acesso ao Ensino Superior.
Provas de Ingresso, Média do Ensino Secundário e Nota de Candidatura
Exames concluídos e resultados afixados? Está na hora de requisitares a Ficha ENES na tua Escola Secundária, composta por um resumo do teu percurso, incluindo as provas de ingresso, a média final do Secundário, calculada até às décimas, sem arredondamento, e uma chave de ativação que será indispensável no ato da candidatura online.
E… Sim! A média do Ensino Secundário e a classificação de acesso ao Ensino Superior serão influenciadas inevitavelmente pelos teus exames nacionais, válidos como provas de ingresso no ano da sua concretização, bem como nos dois seguintes, caso possuam a nota mínima estipulada pelas IES, fixada num valor igual ou superior a 95 pontos, numa escala de 0 a 200.
Agora, basta descobrires qual é o peso das provas de ingresso e da média final do Secundário de cada curso, para, finalmente, obteres a tua nota de candidatura: [(Classificação do Secundário x Peso) + (Classificação das Provas de Ingresso x Peso) + (Classificação dos Pré-requisitos x Peso)].
Cursos e Instituições
Nem sempre é fácil escolher o campo de conhecimento que nos levará a exercer o ofício ambicionado. A avaliação e a recolha exaustiva de informação fidedigna sobre os cursos e as Instituições de Ensino Superior (IES), bem como a qualidade, a reputação e as saídas profissionais, devem constar no topo das tuas prioridades!
Sugerimos, assim, que consultes o Guia da Candidatura 2023 e o Índice de Cursos da DGES, experimentando o Assistente de Escolha de Curso, que te permitirá efetivar uma pesquisa avançada com base na área de estudos, no tipo de ensino, na localização e nas provas de ingresso efetuadas.
Pré-requisitos
De natureza física, funcional ou vocacional, os pré-requisitos de aptidão e os pré-requisitos de matrícula assumem particular relevância na integração em determinados setores de nível Superior, como a Educação Física ou a Música. É, por isso, de extrema importância averiguares antecipadamente se o teu curso de eleição demanda o seu desempenho bem sucedido.
Somente com a Ficha de Pré-requisitos, fornecida, subsequentemente, pela Instituição de Ensino, terás o comprovativo de aprovação.
Ensino Privado e Concursos Locais
Se ingressar no Ensino Superior Privado está nos teus planos, contacta diretamente o Estabelecimento, fica a par dos prazos e regras próprias e inscreve-te nos Concursos Institucionais.
Existem, ainda, cursos, geralmente ligados ao mundo das Artes e do Espetáculo ou ao domínio Policial e Militar, que justificam a concretização da candidatura por meio de Concursos Locais, subordinados por normas fixadas em portaria específica, bem como por um processo de avaliação particular e consequente apuração de candidatos.
Contingentes Especiais
Pretendes concorrer através de um Contigente Especial? Presta atenção às diretrizes associadas a cada um e à referente documentação:
- Candidatos da Região Autónoma dos Açores ou Madeira: Residentes nos últimos 3 anos e que finalizaram o Ensino Secundário nessa região;
- Candidatos Emigrantes Portugueses e Familiares: Alunos que habitaram fora do país, pelo menos, durante dois anos;
- Candidatos Militares: Estudantes que prestaram um ano de serviço em regime de voluntariado; dois anos de serviço efetivo em regime de contrato; ou 4 anos de serviço efetivo em regime de contrato especial;
- Candidatos Portadores de Deficiência: Discentes que, por motivo de perda ou anomalia, congénita ou adquirida, de funções ou de estruturas de corpo, incluindo as funções psicológicas, aparentem dificuldades físicas específicas suscetíveis de lhes limitar a atividade e participação.
Preferência Regional e Preferência Habilitacional
Deparaste-te com opções de Preferência Regional ou Preferência Habilitacional? Passamos a explicar…
A Preferência Regional traduz-se numa percentagem do total de vagas que é reservada apenas a candidatos naturais de determinado(s) distrito(s) situados na área de influência da IES, passando a beneficiar de um privilégio em relação aos restantes, mesmo que eventualmente detenham uma nota de candidatura inferior.
De forma similar, a Preferência Habilitacional consiste numa vantagem concedida aos aspirantes provenientes de certos cursos do Secundário, como cursos artísticos especializados, cursos profissionais, cursos tecnológicos e cursos do ensino vocacional.
Dica 1: Só podes tirar proveito destas regalias, caso a tua Ficha ENES apresente o respetivo código.
Dica 2: As tuas escolhas com Preferência Regional devem ser as primeiras, sem qualquer interrupção.
Considerações Finais
- Visita as Faculdades e comparece aos Dias Abertos correspondentes;
- Explora atividades extracurriculares e mantém-te acessível à aprendizagem e ao desenvolvimento das tuas competências;
- Se ficares colocad@ mas não te inscreveres no prazo indicado, perdes o direito à vaga;
- Mesmo que procedas à matrícula, onde ficaste posicionad@ na 1ª fase de candidatura, é possível inscreveres-te na 2ª. No entanto, caso sejas, igualmente, fixado, o registo precedente encontrar-se-á automaticamente anulado;
- Usa e abusa do apoio e dos recursos disponibilizados pelas Instituições de Ensino Superior;
- A Orientação Vocacional e Profissional é uma bengala que te fornecerá um acompanhamento individualizado;
- Compara os custos em despesas de alimentação, transporte, propinas, material de estudo, e habitação;
- Não menosprezes a Bolsa de Estudo de Ação Social;
- O Mestrado é um dos caminhos? Avalia as possibilidades existentes, como uma Licenciatura com Mestrado Integrado.
Boa candidatura e… Boas escolhas!