A receita para o sucesso profissional: Os cinco ingredientes secretos!
Sabias que…
…um terço d@s jovens matriculad@s no Ensino Secundário frequenta um curso profissional?
…quem integrou o Ensino Profissional possui, em média, maior inserção laboral?
…1 em cada 5 estudantes que concluíram uma formação profissionalizante obtém emprego na empresa onde estagiaram?
…optar posteriormente por prosseguir os estudos superiores não é uma alternativa inatingível?
Com a chegada de uma nova fase académica, as dúvidas surgem, as opiniões dividem-se e a pressão aumenta.
Mas… Se ambicionas mergulhar num campo específico, envolver-te em experiências hands-on, trabalhar com profissionais qualificados e adquirir habilidades práticas imediatamente aplicáveis no seio empresarial… O Ensino Profissional é o teu caminho.
E para não perderes o norte, deixamos-te algumas dicas que prometem ser a chave de ouro para ingressares no modelo profissionalizante com o pé direito!
#1 Desperta o teu potencial e vence preconceitos
O Ensino Profissional é, muitas vezes, conotado como uma possibilidade não prioritária e de qualidade inferior, destinada aos jovens que não alcancem outras alternativas ou que possuam dificuldades de aprendizagem. Contudo, o estigma não tem fundamento. Consideras que esta é a opção que serve os teus objetivos e aptidões? Então, não hesites e junta-te aos quase 40% d@s jovens do Ensino Secundário que escolheram a formação profissionalizante.
#2 + Estudo, + Oportunidades
Apesar de ser uma via educacional associada a índices de empregabilidade e salários mais elevados, deves equacionar outros fatores antes de tomar uma decisão definitiva, uma vez que, a longo prazo, os trabalhadores com dupla certificação tornam-se menos competitivos, visto que a formação específica lhes confere menor capacidade de adaptação às mudanças e inovações tecnológicas. Logo, investe em ti e salvaguarda o teu futuro, continuando a atualizar e a desenvolver os teus saberes e destrezas.
#3 Vantagens garantidas? Informa-te!
O primeiro passo é deteres conhecimento e consciência dos múltiplos mercados de trabalho e das diversas esferas laborais e respetivas competências, procurando analisar as remunerações médias, assim como o impacto e crescimento regional. Organizada por Áreas de Educação e Formação (AEF), a oferta formativa é vasta, tendo sido, no ciclo de 2018-2021, Ciências Informáticas, Hotelaria e Restauração, Audiovisuais e Produção nos Media, Turismo e Lazer, e Desporto as mais pesquisadas.
#4 Aproveita ao máximo a Formação em Contexto de Trabalho (FCT)
O estágio, característica distintiva dos cursos profissionais, revela ser um dos alicerces mais significativos, permitindo uma instrução prática e uma colocação ágil no mundo complexo das empresas.
#5 Ensino Superior? É possível!
A Universidade ou o Politécnico não fazem parte dos teus planos? Os CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais) apresentam efeitos positivos para os seus diplomados, em que mais de metade se inscreve, posteriormente, em Licenciaturas.
Preparad@ para dares início a um novo capítulo? Boas escolhas!
Fonte: Brighter Future, Fundação José Neves