Dia Aberto do IPCA bate recorde de participantes
O Instituto Politécnico do Cávado e Ave cresce a olhos vistos e a prova disso é o crescente interesse dos estudantes do ensino secundário em participar no Open IPCA.
Os mais de 1500 jovens chegaram de 4 distritos (Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Porto) e usufruíram das várias atividades que ilustram o ensino praticado em cada Escola do IPCA: ESG (Escola Superior de Gestão), EST (Escola Superior de Tecnologia), ESD (Escola Superior de Design), ESHT (Escola Superior de Hotelaria e Turismo) e ETeSP (Escola Técnica Superior Profissional).
Acompanhados pelos docentes, os alunos visitantes tiveram a oportunidade de ser guiados pela comunidade estudantil da instituição de ensino superior que, além de os ajudar na realização das atividades e de lhes dar a conhecer o campus, também lhes ofereceu o seu testemunho e esclareceu dúvidas.
Os participantes foram presenteados com momentos musicais protagonizados pelos grupos académicos do IPCA: Tuna Mista, Tuna Feminina e Tuna Académica.
“Estas experiências dão-nos novas maneiras de ver o mundo lá fora e dão a conhecer o que podemos esperar do ensino superior. Pode estar aqui a minha escolha para o futuro”, disse Rita Silva, aluna do 12º ano da Escola Secundária Alcaides Faria (Barcelos).
Entre as várias atrações e iniciativas, os estudantes realizaram vários jogos interativos levados a cabo pela EST; visitas aos laboratórios de design organizados pela ESD; simuladores de gestão e quizz’s que valiam prémios ao cargo da ESG; showcookings e feiras de marketing sob alçada da ESHT e visita à oficina de mecânica e CNC (Controlo Numérico Computadorizado) e metrologia dinamizada pela ETESP.
“Considero estas iniciativas muito importantes. Até para desmistificar um pouco as mentalidades do ensino politécnico, eu própria tinha esse pensamento, mas depois de conhecer o IPCA como o vi hoje, vejo aqui uma boa opção para os nossos estudantes seguirem os seus estudos”, refere partilhando que os seus estudantes saem deste dia com a mesma opinião”, referiu a professora Paula Faria, da Escola Secundária Martins Sarmento (Guimarães).
Este ano a mostra teve como grande novidade, a Feira Internacional na Sala 24, que contou com o Stund Council RUN-EU, com o Gabinete de Relações Internacionais, com o Gabinete de Emprego e Empreendedorismo, com o Future Advanced Skills Academy (FASA) e, ainda, com o Europe Direct.
Gabriel Lima, aluno do IPCA, considera a experiência como voluntário bastante gratificante: “Eu sou embaixador do IPCA e já estou habituado a representar a instituição em divulgações nas escolas e feiras de formação. Já no ano passado participei, e é sempre bom ajudar os colegas que podem ser potenciais estudantes do IPCA”.
Neste sentido, o Dia Aberto do Instituto Politécnico do Cávado e Ave representa um alicerce para os candidatos no conhecimento e no acesso ao que de melhor se faz na instituição, cada vez mais procurada pela sua referência no panorama atual do ensino superior.