25 de abril: A Liberdade não um dado adquirido
A Revolução de 25 de abril, é conhecida como Revolução dos Cravos, ou simplesmente 25 de abril.
Este é um evento marcante em toda a história de Portugal, em que houve uma revolução pacífica, sem recurso à violência, algo que impressionou o planeta.
Foi o virar da moeda para um país que após 48 longos anos, tornou-se finalmente uma república democrática.
Portugal vivia numa Ditadura Militar desde 1926, mais tarde o Estado Novo foi implementado por António de Oliveira de Salazar, em 1933, caracterizado pela censura, através do lápis azul, e pelo controlo da PIDE, através da violência e da repressão.
Na madrugada de 25 de abril de 1974, as forças militares ocuparam pontos estratégicos na zona de Lisboa e derrubaram a ditadura do Estado Novo.
Após este dia histórico, houve direito à saúde, à greve, ao ensino, às férias, à liberdade expressão e alguma autonomia das mulheres.
Aos 18 anos, todos tiveram direito ao voto, a polícia política, que tinha informadores espalhados por todo o lado, deixou de existir e passou a ser permitido grupos de pessoas a falar nas ruas.
A um ano de celebrar 50 anos de liberdade, hoje relembramos como se deve aprender com o passado de Portugal e como é importante reconhecer que a liberdade é uma luta constante e não um dado adquirido.
Sem a luta e coragem dos nossos antepassados, aquilo que hoje consideramos que é um direito da sociedade, não seria possível.