Dia Mundial da Voz: Concertos com vários artistas portugueses em Cascais, Évora e Portalegre
Para assinalar o Dia Mundial da Voz, a 16 de abril, a otorrinolaringologista Clara Capucho – especializada na voz artística e conhecida por atores e cantores como a “Dra. Voz” – irá promover no concelho de Cascais um concerto intimista com artistas portugueses de diferentes estilos musicais, como Paulo Gonzo, Paulo de Carvalho, Mimicat ou Syro, na Academia de Artes do Estoril.
Já no dia 18 decorrerá a conferência “A tua Voz é Valiosa, A tua Voz é Importante”, dedicada aos cuidados que a população deve ter com a voz, em particular os artistas. “Este ano vamos abordar também o tema da mudança da voz dos artistas transgéneros porque, se há um tratamento indispensável, e que tem de ser totalmente personalizado, é o da adaptação da voz profissional destes artistas”, afirma Clara Capucho.
“É um privilégio comemorar o Dia Mundial da Voz num concelho com uma ligação tão forte aos espetáculos como Cascais. A proximidade com a comunidade artística é a melhor forma de promover os cuidados que toda a população, sobretudo os cantores e atores, precisa de ter para garantir saúde vocal”, afirmou Clara Capucho, coordenadora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
As iniciativas têm como objetivo ligar os espetáculos à sensibilização para a saúde vocal, estendendo-se a Évora e Portalegre. A 16 de abril terá lugar um espetáculo no Teatro Garcia Resende, em Évora, que contará com grandes nomes da música como José Cid, Vitorino, Miguel Gameiro, Anita Nobre ou Jorge Baptista da Silva e, também, com a atriz Paula Marcelo, junto dos Cantares de Évora e Monsaraz.
A 19 de abril decorrerá na Escola de Artes da Universidade de Évora, no Palácio Dom Manuel, em Évora. As apresentações dos estudantes irão percorrer o jazz, o canto lírico e a poesia, com a declamação de poemas de diversos poetas, como Miguel Torga.
A conferência “A tua Voz é Valiosa, A tua Voz é Importante” acontecerá no Instituto Politécnico de Portalegre a 21 de abril, dirigindo-se aos docentes do ensino superior.
Todos os elementos que constituem o evento são gratuitos e limitados à lotação das salas, por isso reserva já o teu lugar aqui.