Einstein, Tesla ou Marie Curie? FCT NOVA abre portas a mais de 7 mil estudantes do secundário!
É já no dia 19 de abril que a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA realiza a 15ª edição da EXPO FCT NOVA, destinada a estudantes do ensino secundário, que estima receber este ano cerca de oito mil estudantes que vão conhecer os laboratórios, os professores, a oferta formativa e percorrer as mais de 100 atividades de Ciência, Tecnologia e Engenharia no campus da Caparica.
Este ano serão apresentados, pela primeira vez, três percursos inspirados em figuras incontornáveis do mundo científico: Albert Einstein, Nikola Tesla e Marie Curie, sem uma ordem predefinida, estando na mão dos estudantes a interpolação dos mesmos, em reflexo do ensino multidisciplinar da instituição.
No percurso “Albert Einstein”, é de destacar inevitavelmente as atividades de Física que notabilizaram o cientista alemão, desde um comboio que se conseguirá fazer levitar por repulsão magnética, à alteração de materiais em tempo real. As experiências incluem lasers, robôs, eletrões, globos de plasma, criogenia e a matemática em todas as suas dimensões.
O percurso “Marie Curie” distingue-se sobretudo pelas atividades de Química, em homenagem à cientista que recebeu o Prémio Nobel da Química em 1910, como a análise ao corpo humano através de radiação infravermelha, a possibilidade de alimentar circuitos eletrónicos através do stress e a oportunidade de soldar uma impressão 3D de metal.
Por fim, o de “Nikola Tesla”, com enfoque na Mecânica, Engenharia Eletrotécnica ou Informática, inspirado no célebre cientista da corrente alternada, será possível programar um micro robô, conhecer a mecânica por detrás de um drone, criar uma fechadura contactless e, ainda, ter contacto com a Realidade Aumentada, a Realidade Virtual e a Inteligência Artificial.
“A EXPO FCT é o nosso principal momento de contacto direto com os alunos do secundário, uma grande amostra da oferta educativa e do potencial ilimitado da ciência, tecnologia e engenharia. Queremos demonstrar a esta geração que está prestes a entrar na faculdade o impacto real que o conhecimento tem na sociedade, e que de certa forma está ao alcance destes jovens transformar Portugal e alcançar um futuro melhor”, refletiu José Paulo Santos, subdiretor responsável pela Comunicação da FCT NOVA.
Além dos departamentos, a Associação de Estudantes, a Biblioteca e o Laboratório de e-Learning e FabLab estão a organizar uma demonstração de como fazer cerveja artesanal, uma atuação do grupo de teatro e a iniciação à modalidade de tiro com arco.
Inscreve-te já aqui!