IPS totaliza 1 212 vagas e adere ao contingente de estudantes carenciados
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) reforçou em apenas dois lugares o número de vagas referentes à 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior de 2023, passando para um total de 1 212.
Os números, divulgados este sábado pela Direção-Geral do Ensino Superior, dão conta de um número recorde de 54 036 vagas disponíveis a nível nacional, mais 372 do que no ano anterior, sendo que uma parte considerável desde bolo (158) pertence a instituições de ensino superior implantadas em Lisboa. Dos 15 institutos politécnicos públicos, apenas oito registaram crescimento, num contexto de perda global de 53 vagas no CNA de 2023.
No que toca a áreas disciplinares, serão globalmente alvo de reforço de vagas os domínios da Educação Básica, Competências Digitais, Medicina e CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), em formações apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Além de alterações de calendário, com a divulgação do número de vagas a ser feita com maior antecedência face ao momento da candidatura, a decorrer este ano de 24 de julho a 07 de agosto, de modo a favorecer uma decisão mais ponderada no momento de inscrição para os exames nacionais, o próximo CNA apresenta também como novidade um contingente prioritário de estudantes carenciados economicamente.
A medida, que destina 2% de vagas para cada ciclo de estudos a candidatos beneficiários de ação social escolar, é de caráter voluntário e a introduzir através de um projeto-piloto de dois anos, que obteve de imediato a adesão de todas as instituições de ensino superior público, incluindo o IPS.