Do Ensino Superior ao Mundo Empresarial: Dicas importantes para conseguires o teu primeiro estágio e emprego
Depois de entrar na faculdade e concluir a licenciatura, um dos momentos mais desafiadores (e assustadores) para qualquer estudante é conseguir o primeiro estágio e posteriormente, o primeiro emprego e iniciar, assim, a vida profissional.
No entanto, não vale a pena desesperar ou achar que esta é uma missão impossível! Ao seguires algumas dicas cruciais, poderás conseguir uma vaga de estágio numa empresa que consideres interessante, realizares uma função que vá ao encontro dos teus interesses e objetivos e quem sabe, conseguires um lugar para trabalhar a longo prazo!
A importância de fazer um estágio
As aulas da licenciatura vão dar-te os conhecimentos teóricos necessários, para colocares em prática no mercado de trabalho, mas estas disciplinas não te vão dar a prática e a experiência, que trabalhar diariamente numa empresa dá. É neste ponto que um estágio se revela importante para os estudantes. É a oportunidade de demonstrar e colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos, de maneira inteligente e estratégica, de modo a fazer a diferença na área em que atua. E não penses que é uma atividade temporária! Na maioria das vezes, quando os estagiários se destacam e desempenham correta e eficazmente o seu trabalho, as empresas tornam o/a estagiário/a em efetivo.
Como conseguir um estágio? A grande questão!
Não existe um segredo, a melhor forma de garantires o teu é dares o melhor no teu curso, desenvolver soft skills (cada vez mais importantes) e habilidades necessárias ao mercado de trabalho.
No entanto, existem algumas estratégias que podem facilitar a entrada no estágio e permitir que te destaques:
- Elabora um currículo claro e objetivo: esta é a tua primeira apresentação. Adiciona apenas as informações essenciais sobre ti – currículos muito longos podem ser entediantes para quem os lê – que mostrem o porquê de “tu” seres a melhor escolha para a empresa (aborda conhecimentos, competências, experiências e cursos suplementares).
- Aprende outras línguas: além de teres de dominar o português obrigatoriamente, saber outros idiomas é um requisito indispensável. Atualmente, num mundo cada vez mais globalizado, as empresas têm vindo a fazer uma crescente aposta em pessoas que saibam falar inglês, espanhol, francês ou italiano. Pesquisa quais são as línguas mais utilizadas na carreira que pretendes seguir e entra nesta aventura.
- Enriquece o teu currículo com outros cursos: apostar em cursos técnicos e relacionados ao teu curso é muito enriquecedor! Estes são importantes para demonstrar ao empregador que estás qualificad@ e que tens o que é preciso para exercer o trabalho.
- Desenvolve as tuas soft skills e as habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho: ser capaz de trabalhar em equipa, ter criatividade, determinação, sentido de compromisso, disciplina, comunicação, flexibilidade, proatividade e resiliência, são algumas das características procuradas por qualquer empresa.
- Se tiveres uma entrevista de estágio, adota uma postura confiante e adequada: encara a entrevista da melhor maneira possível, com uma postura confiante e adequada. Sê calm@ a responder às questões e sabe apresentar aos entrevistadores os teus pontos positivos.
- Aposta em experiências que contribuirão para enriquecer o teu currículo: trabalhos extracurriculares, voluntariado, desporto, intercâmbios… são excelentes vivências com as quais deves enriquecer o teu currículo, pois, demonstram ao entrevistador a tua dinâmica!
Ao colocares tudo isto em prática, torna-se bem mais fácil conseguir um estágio. Depois de estares inserido na empresa, basta dares o teu melhor o que não é difícil, quando se faz o que mais se gosta.
Estagiar é, portanto, talvez um dos passos mais importantes para conseguires o teu primeiro emprego. Após desenvolveres competências em contexto de trabalho, ganhares experiência e habituares-te à rotina do mundo empresarial, quando for altura de te candidatares ao emprego que desejas, nada será novidade para ti!
As dicas que se aplicam a quem procura o seu primeiro estágio, aplicam-se também neste contexto. No entanto, no caso de primeiro emprego, existem mais umas dicas que podem ser dadas:
- Procura anúncios e faz contactos: a procura de emprego deve ser constante e diversificada! A cada dia que passa surgem novas oportunidades! O site do IEFP, por exemplo, e sites especializados em procura de emprego são duas das mais básicas opções. Faz uma pesquisa direcionada à tua área de interesse e tenta conhecer pessoas do ramo, que te possam encaminhar. Faz candidaturas espontâneas e dirige- -te diretamente ao local onde sonhas trabalhar. O “não” é garantido, mas há sempre a possibilidade de um “sim” e de marcares a tua presença.
- Liga-te ao mercado de trabalho através do LinkedIn: regista-te nesta rede profissional e descreve as tuas competências. Posteriormente, conecta-te a empresas e profissionais da tua área de interesse. Estabelece contactos diretos, demonstra interesse e proatividade e produz conteúdos ligados à tua área profissional. Esta é, atualmente, uma das principais formas de estabeleceres contactos com empresas e estares a par das novidades no mercado de recrutamento.
Esta será uma nova etapa da tua vida, um novo começo. A dica mais importante é seguires os teus sonhos e se trabalhares para os alcançar, serás certamente recompensad@! “Quem corre por gosto não cansa”. Boa sorte!