“Um evento que defende a sustentabilidade na educação e da formação ao longo da vida” Entrevista a Alzira Ferreira, Gestora da Futurália
A 14ª edição da Futurália, focada na educação para tod@s, está a chegar! Do dia 22 a 25 de março vai até à FIL, em Lisboa e visita as várias universidades e instituições de ensino superior que vão marcar presença no evento. Esta edição está também marcada por diversas novidades. Curios@? Vem saber mais pela voz de Alzira Ferreira, Gestora da Futurália. Boa visita!
Qual é o mote e o tema principal em que se foca esta edição da Futurália?
O mote desta edição da Futurália é “Ninguém fica para trás. Educação para todos!”. Relativamente ao tema é a “sustentabilidade na educação e na aprendizagem ao longo da vida”, visando a educação para transição Digital e a educação para transição Ecológica.
Porquê a escolha deste tema?
A revolução tecnológica digital, associada também aos desafios da emergência climática, alteram o tempo e o modo como aprendemos, trabalhamos, comunicamos e como as empresas competem, cooperam e executam muitas das suas atividades. A educação e as competências são a chave para o bem-estar futuro e serão fundamentais para restaurar o crescimento, combater o desemprego, criar mais e melhor emprego, promover a competitividade e nutrir sociedades mais inclusivas e coesas. A Futurália confronta os jovens estudantes, recém-licenciados, pais, empresas e outras organizações, com os imperativos da Educação e da Formação ao Longo da Vida, enquanto instrumentos decisivos para promover o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. É, assim, um evento que defende a “sustentabilidade na educação e da formação ao longo da vida”, sendo por este motivo, para todas as idades e para todas as fases da carreira.
Que novidades se poderá encontrar na Futurália 2023?
A Futurália 2023 tem várias novidades dentro da oferta educativa, com a presença de novas entidades e universidades e a oferta de talks, workshops e ações de capacitação para a empregabilidade. Conta ainda com a ‘Futurália Outdoor Arts’, os ´Embaixadores Futurália” e ainda a ‘Sala do Professor’, um espaço que se estreou na última edição e que iremos repetir. No que diz respeito à oferta educativa, a Futurália tem uma área de 20.000 M2 com representação de entidades de ensino superior e profissional, destacando a Universidade Europeia, o Instituto Piaget, que regressa nesta edição, e as Universidades do Porto, dos Açores e da Madeira, que estarão presentes pela primeira vez. Importa ainda destacar a European Safety Agency e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, com a oferta de estágios internacionais. No que diz respeito ao Study Abroad, teremos a representação de entidades da Polónia, Malta, República Checa, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, para além de outros países/entidades de ensino estrangeiras presentes através de diversas agências. Relativamente à oferta de talks, workshops e ações de capacitação para a empregabilidade, os visitantes vão poder participar em diversas ações: uma palestra sobre “Programas de tecnologia e empreendedorismo nas escolas: Technovation e APPlicate”, pela Happy Code; Workshop “A importância de vivermos a nossa vocação”, pelo Coach Hugo Morais, a talk ” Engenheiras por 1 dia”, dinamizada por Margarida Mateus e Mónica Canário, a talk “Histórias que Inspiram by Inspiring Girls”, “Speed Networking com 4 profissões diferentes” ou uma Master Class pela Escola Superior de Dança, entre outros. O Futurália Outdoor Arts, uma estreia absoluta, vai trazer à área exterior da Futurália apresentações musicais, DJs, dança, pintura e jogos de diversão. Todos os jovens, individuais ou em grupo, podem participar com os seus projetos artísticos, sendo que a Futurália ainda está a aceitar inscrições, que devem ser feitas através do site www.futuralia.fil.pt. A Sala do Professor, uma área exclusiva criada na última edição para os professores poderem descansar, conviver e trabalhar, quando acompanham os seus alunos nas visitas de estudo, volta este ano, com algumas ações de dinamização pensadas para os professores. Por último, os Embaixadores Futurália, são alunos do Ensino Secundário, Profissional ou Superior que se encontram a produzir diversos conteúdos para divulgar a Futurália no site do evento e nas redes sociais. Para além da criação de conteúdos em vídeo, estes embaixadores são ainda convidados a escrever artigos para serem divulgados nas plataformas do evento.
Quais as atividades direcionadas para os jovens do ensino secundário que se destacam para esta 14ª edição?
Todas as atividades realizadas no Pavilhão 2 da FIL, se dirigem aos jovens estudantes do secundário. As temáticas a abordar focalizam nas aptidões para fazer face aos desafios com que os jovens se deparam, as inclusões: social, digital, de género, a transição digital e ecologia, a economia azul, questões que, hoje em dia, estão bem presentes no quotidiano dos adolescentes. Estas temáticas são abordadas utilizando metodologias diferentes sejam Workshops,Talks, Jogos pedagógicos e até apontamentos performativos. Nesta edição merece destaque o espaço Futuralia Outdoor Arts que, como referido em cima, é organizado a pensar nos jovens e para os jovens pretende ser um “palco” onde podem mostrar o seu talento, na música, na dança e nas artes. E ainda, para os jovens que pretendem estudar no estrangeiro e querem saber mais sobre programas de intercâmbio, alojamento, propinas, entre outros, vão decorrer durante o sábado dia 25, as sessões Study Abroad no Auditório lounge Futurália. As inscrições devem ser feitas no site: https://futuralia.fil.pt/agenda
Após 13 edições realizadas, como é que a Futurália se mantém um evento atual e pertinente para os jovens visitarem com as suas escolas e/ou com os seus pais?
A Futurália mantém-se um evento atual e pertinente na medida em que reúne e apresenta, num único espaço, uma oferta educativa muito vasta e diversificada, onde os jovens, professores e pais podem recolher informação atualizada sobre cursos e formações existentes, desde o 9º ano até à idade adulta. É um evento que, por toda a informação que disponibiliza e que e pela interação que proporciona entre os expositores e os visitantes, tem ajudado muitos jovens a descobrir a sua vocação, o seu percurso académico, a identificar diversas oportunidades em Portugal e no estrangeiro, a conseguir estágios e até o seu 1º emprego. Por outro lado, e como referido em cima, as atividades desenvolvidas (talks, workshops, jogos pedagógicos), visam potenciar as aptidões dos adolescentes para fazer face aos desafios com que estes se deparam, abordando questões pertinentes e bem presentes no seu dia-a-dia como a inclusão social, digital, de género, a transição digital e ecologia ou a economia azul. Assuntos incontornáveis e de grande importância não só para os adolescentes, mas também para os seus pais.
Mas, nem tudo é relacionado com o ensino e a educação! Quais as atividades ou espetáculos lúdicos que estão previstos?
Destacamos também aqui o Futurália Outdoors, uma zona onde os jovens podem apresentar a sua arte assistir a apresentações musicais, DJs, dança, pintura e jogos de diversão. Destacamos ainda as inúmeras atividades que os jovens podem usufruir na feira, como experimentar simuladores de voo ou praticarem diversos tipos de modalidades desportivas.
Quais os convidados especiais presentes na Futurália este ano?
Todos os convidados são especiais. Todos os convidados têm a partilhar com os jovens as suas experiências, os seus percursos, por vezes mais disruptivos, outras mais lineares, e na maior parte das vezes, fazem-no através de testemunhos na 1º pessoa, contribuindo, de modo muito positivo, para uma partilha de vida muito enriquecedora.
Porque é que os leitores da revista Mais Educativa não podem perder esta edição da Futurália?
Os leitores da revista Mais Educativa não podem perder esta edição da Futurália, por toda a oferta educativa com a qual terão contacto e pela oportunidade que têm de assistir a talks, workshops e ações de capacitação para a empregabilidade, que certamente os enriquecerá, quer a nível pessoal quer a nível académico e/ou profissional. Não podem perder o evento pois, quem sabe, será aqui que encontrarão a sua vocação e o seu caminho. Por outro lado, e não menos importante, a Futurália é sempre um encontro que proporciona um enorme convívio e muita diversão, sendo uma experiência muito positiva e muito rica para quem a visita.