A 45ª edição do Campeonato Nacional das Profissões (WorldSkills Portugal) contou com 360 concorrentes de todo o país, provenientes de diferentes operadores de educação e formação que encheram o espaço do Portimão Arena.
Foram 290 jurados e outros técnicos e formadores, 100 empresas e várias entidades patrocinadoras e 55 profissões a participarem nesta nova edição do WorldSkills Portugal.
Na sessão de abertura participaram entidades públicas de todo o Algarve, assim como, elementos do CD do IEFP, Dirigentes e Técnicos IEFP, Empresas de diversas áreas profissionais, incluindo as que estão representadas aqui no campeonato, Instituições relacionadas com a área da empregabilidade e até do turismo.
No dia 10 de março, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho visitou o recinto para assistir de perto às provas dos concorrentes; A Cerimónia de encerramento contou com a presença do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.
As cerimónias de abertura e de encerramento tiveram lugar no Parque de Feiras Exposições de Lagoa, no recinto da Fatacil. Numa enorme tenda, onde no passado dia 7, ao final da tarde, desfilaram as delegações de jovens vindas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Açores, Madeira, Alentejo e Algarve. A apoiar os atuais participantes, estão os campeões das anteriores edições. Alguns deles fizeram parte do júri.
Durante esta semana, estiveram a ser realizadas provas práticas de desempenho, que foram avaliadas de acordo com critérios e júris compostos por peritos nas áreas das respetivas profissões.
Os jovens que estiveram presentes, obtiveram as melhores classificações em fases regionais ou de pré-seleção.
Paralelamente, estiveram a decorrer quatro seminários:
• “As profissões do futuro – O futuro das profissões”
• “Competências para um Turismo Sustentável”
• “As profissões da Economia Azul”
• “Economia e ambiente: Green Jobs”
Dia 12 de março foram consagrados os campeões nacionais das profissões, que podem candidatar-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões.
Consulta os testemunhos de quem esteve envolvido nesta 45ª edição:
Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho
“O Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortugal assume-se como uma organização de primordial importância na leitura dos desafios que enfrentamos enquanto comunidade e na preparação para o futuro do trabalho.
As aspirações e as competências das Pessoas têm de encontrar correspondência nas oportunidades e nas necessidades do mercado. Para tal, são necessárias medidas de qualificação eficientes e inclusivas.
O investimento na formação e na reconversão das Pessoas é a nossa prioridade total. E temos conhecido, através deste programa SkillsPortugal, cada vez mais casos de sucesso, muitos já a nível mundial. São os nossos Campeões. São os nossos Heróis. São o melhor ativo de um País que todos queremos que triunfe pela ambição, pela inovação e pela inclusão. Que se afirme como eixo das novas formas de trabalho. Que seja o melhor destino para viver e trabalhar. Que promova o talento, sem discriminações.
Estamos todos convocados para fazer a diferença. Continuamos a pugnar – em conjunto – por um mercado de trabalho mais inovador, mas com mais qualidade, mais equilibrado, mais inclusivo, mais colaborativo e sempre solidário.”
Vogal do conselho Diretivo do IEFP e Delegada Oficial da WorldSkills Portugal, Ana Elisa Santos
“O Campeonato Nacional das Profissões, constitui sempre um momento de estímulo e inspiração para todas as Instituições de Formação, para toda a equipa do WorldSkills Portugal e do IEFP, bem como para os demais profissionais envolvidos, tanto pela visibilidade como pelo reconhecimento público e pela valorização da qualidade da formação de jovens pelas instituições do nosso país. Para além de ser um momento de competição que proporciona às instituições e, sobretudo, a concorrentes, a oportunidade de demonstrarem a qualidade da formação ministrada e recebida, que lhes dá preparação para o desempenho das suas profissões e para se superarem através do desenvolvimento do seu potencial, é também o momento de premiar publicamente todo o seu esforço, o rigor e a competência, resultantes do seu empenho e resiliência, sendo este o momento e os espaços que lhes permitem viver uma experiência única e estimulante. (…)
O investimento e o contributo do IEFP na qualificação profissional, têm-se revelado fundamentais e determinantes para a empregabilidade e para a integração socioprofissional das portuguesas e dos portugueses e, bem assim, para a construção de caminhos de sucesso e para a melhoria da competitividade das empresas.”
Carolina Sargo, Formanda IEFP, área Animação/Vídeo
“Somos muitos a competir. Estou ansiosa porque a exigência é elevada, mas este ambiente é muito positivo e entusiasmante. Aqui mostramos que somos capazes. Depois da formação, quero ingressar no mercado de trabalho nesta mesma área profissional: Animação e Vídeo”.
João Teixeira, 22 anos, campeão nacional, europeu e mundial em CAD
Entidade Formadora de origem – CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica / Núcleo de Ermesinde
“Quero incentivar outros jovens a virem para esta área de formação. Com trabalho, tudo se consegue. É preciso também ser muito resiliente, ter foco e aproveitar esta oportunidade de aprendizagem constante. É uma experiência muito boa. A minha área, CAD – Desenho Industrial, é uma área essencial na Metalomecânica. É preciso ter bons profissionais e quero incentivar outros jovens a virem trabalhar nesta área. Quero continuar a formar-me, agora em Engenharia Mecânica.”
Na 45.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões foram entregues 184 medalhas:
• 58 medalhas de Excelência
• 33 medalhas de Bronze
• 34 medalhas de Prata
• 59 medalhas de Ouro
Destacaram-se como MELHORES DAS REGIÕES, os seguintes concorrentes:
NORTE | João Ribeiro, do CEPRA – Porto, em Tecnologia Automóvel
CENTRO | equipa constituída por Leandro Reis e Leonardo Moreto, do IEFP – Centro de Emprego e Formação Profissional de Águeda, na profissão de Animação/Vídeo
LISBOA E VALE DO TEJO | equipa do Rafael Ferreira e do Vicente Antunes, do CENFIM – Torres Vedras, na profissão de Mecatrónica Industrial
ALENTEJO | João Pereira, do IEFP – Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral, na profissão de Técnico de Produção Aeronáutica – Montagem de Estruturas
ALGARVE | Nânci Tomás, do IEFP – Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, na profissão de Esteticismo
MADEIRA | Ana Coelho, do Centro de Formação Profissional da Madeira, na profissão de Caring – Serviços Pessoais e à Comunidade
AÇORES | Ricardo Figueira, da EPROSEC, na profissão de Contabilidade e Gestão
Ao concorrente mais bem classificado do conjunto das profissões a concurso no campeonato nacional, foi atribuída a Medalha de MELHOR DO PAÍS e quem a conquistou foi João Pereira do IEFP – Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral.
Consulta todos os resultados oficiais por profissão em: https://worldskillsportugal.iefp.pt