TikTok cria limite de uma hora de utilização para adolescentes
A plataforma TikTok anunciou esta semana a implementação de um limite de 60 minutos diários de tempo de ecrã para menores de idade automaticamente definido.
Esta decisão teve por base uma investigação académica recente e informações dos especialistas do Digital Wellness Lab, do Hospital Infantil de Boston, Estados Unidos da América, e integra uma nova aposta da aplicação no acompanhamento familiar dos seus utilizadores e no bem-estar dos mais novos.
Neste sentido, se o limite de 1 hora for atingido, os adolescentes serão solicitados a introduzir um código de acesso para poderem continuar a utilizar a plataforma, exigindo-lhes que tomem uma decisão ativa relativamente ao prolongamento do tempo.
No que toca ao controlo parental, o TikTok vai introduzir novas ferramentas para que os encarregados de educação possam controlar melhor o tempo que os jovens passam na aplicação. Para além de puderem definir limites diários de utilização, podem personalizar esses limites de acordo com os dias de semana. Assim, os pais vão poder conferir o tempo de utilização da aplicação, o número de vezes que o TikTok foi aberto, aceder a uma discriminação do tempo total gasto durante o dia e a noite e silenciar as notificações consoante o horário que estipularem.
A plataforma de vídeos quer estender estes novos controlos aos restantes utilizadores, permitindo-lhes gerir os seus próprios limites de tempo e ainda introduzir um lembrete de sono, com o intuito de os ajudar a planear mais facilmente a altura que intentem estar em modo offline durante a noite.
Estas novas funcionalidades chegam numa altura em que a Comissão Europeia decidiu proibir o uso da aplicação nos smartphones dos seus funcionários.