Indústria Portuguesa do Calçado lança campanha para atrair jovens às fábricas
A Indústria Portuguesa do Calçado lança uma mega campanha que terá início no próximo ano letivo, com o propósito de chamar os jovens para o setor e convencê-los a seguir uma carreira profissional na área.
Concentrada nas zonas de forte afluência da indústria de calçado, como Guimarães, Felgueiras, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Santa Maria da Feira, este novo projeto pretende reduzir a escassez de mão-de-obra qualificada, através de várias iniciativas direcionadas aos próprios estudantes e às suas famílias.
“Vamos falar ao coração dos jovens e também para as suas famílias. Porque muitas das reservas até nem são dos próprios, mas dos pais, que em algum momento das suas vidas se cansaram de trabalhar na indústria e redefiniram prioridades para a vida das suas famílias”, contextualizou ao ECO Paulo Gonçalves, porta-voz da Associação Setorial do Calçado (APICCAPS).
Para arrancar já na segunda metade do ano, estas são algumas das práticas planeadas: Encaminhar os empresários de calçado a realizar pedagogia nas escolas de ensino básico e secundário; organizar visitas de alunos às fábricas e dar-lhes a conhecer o potencial do setor; executar ações de sensibilização e marcar presença nos ambientes habituais dos jovens, incluindo nas plataformas digitais, com destaque para o TikTok.
É neste sentido que o setor em análise, composto atualmente por 1.186 empresas e 32.292 trabalhadores, quer demonstrar que é uma indústria de futuro, recorrendo de forma crescente à tecnologia e às ferramentas digitais e atentando aos temas da responsabilidade social e da sustentabilidade.
“Quando se discutem os setores industriais fala-se muito de salários e pouco mais. Queremos que as empresas sejam globalmente mais atrativas, o que pode passar por assegurar que os trabalhadores e as famílias possam ter bolsas de estudos, por investirem em creches, trabalharem em benefícios como os seguros de saúde, ou no caso dos imigrantes de tratar do alojamento”, completou o diretor de comunicação da Associação Empresarial liderada por Luís Onofre.