“Ice Merchants” conquistou 3.400 espectadores nos cinemas portugueses
A curta-metragem de animação “Ice Merchants” do realizador português João Gonzalez teve estreia comercial no passado dia 16 de fevereiro em mais de 30 cinemas de nove exibidores nacionais, incluindo ilhas, onde obteve cerca de 3.400 espectadores.
Com 14 minutos de duração, o terceiro filme de Gonzalez, nomeado para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, conta com a produção portuguesa de Bruno Caetano, pela Cola Animation, e com a coprodução com França e Reino Unido. O filme, sem diálogos, exibe a história de um pai e de um filho que juntos saltam diariamente de paraquedas da casa onde vivem – no alto à beira de um precipício – para irem à aldeia vender o gelo que produzem durante a noite.
“Comecei este filme como filme de escola, comecei a fazê-lo no meu quarto pequeno de Londres, nunca imaginei que poderia tomar este tipo de proporções. Foi uma surpresa muito agradável. Foram dois anos de trabalho, é muito gratificante, obviamente, sermos valorizados”, recordou o realizador à agência Lusa em janeiro passado, quando foi nomeado para os Óscares.
Segundo dados estatísticos do Instituto do Cinema e do Audiovisual, “Ice Merchants” foi o terceiro filme português mais visto nas salas de cinema.
Ganhará “Ice Merchants” a corrida aos Óscares? Parece estar bem encaminhado! A cerimónia está marcada para 12 de março.