Dia Internacional da Língua Materna: 5 dicas para estudar idiomas em casa
No Dia Internacional da Língua Materna, deixamos-te com algumas dicas de como podes aprender mais facilmente uma nova língua sem saíres de casa.
1. Aprende primeiro o básico
É aquele momento em que todas as palavras parecem muito básicas e, ao mesmo tempo, não dá para conseguirmos falar com elas e não são suficientes para entender o idioma.
Se estiveres a aprender uma língua nova, concentra-te em memorizar todas as primeiras palavras aprendidas, elas são a porta de entrada para esse idioma.
2. Ouve muito
Ouvir as pessoas a falar no idioma que estás a aprender é a melhor maneira de te habituares aos sotaques e de aprender novas palavras e culturas.
A internet abre inúmeras possibilidades de trabalhares a audição, até mesmo enquanto fazes outras atividades.
3. Faz cartões de memória com os verbos mais utilizados
Conhecer os verbos mais usados numa língua melhora significativamente a compreensão de mais frases desse idioma. Ao falar, repetimos muitos verbos em frases e contextos diferentes.
Uma boa forma de memorizar verbos é cortar pedaços de papel e, de um lado, escreves o verbo na língua nova e, no outro, a tua língua.
Durante os estudos, pega nesses cartões e lê o verbo no idioma que estás a aprender e tenta te lembrar o que ele significa antes de verificares o lado oposto
4. Fala contigo mesmo sobre situações do quotidiano
Conforme fores aprendendo novas palavras, tenta usá-las em situações do quotidiano. Aprendeste a falar a palavra “pão”?
Repete as frases quando estiveres a cortar pão, de preferência em voz alta. Desta forma, vais poder associar o fonema aos objetos e situações reais, o que dará mais sentido à nova palavra.
5. Escreve
Estudos demonstram que a escrita à mão, com papel e caneta, desenvolve o entendimento cognitivo mais profundo do tema estudado.
Por isso, escreve as palavras e frases novas sempre que possível para absorver melhor como elas são escritas.