Serviços mínimos nas escolas passam a incluir aulas
A partir de hoje, dia 16 de fevereiro, as escolas estão obrigadas a assegurar 3 horas de aulas por dia para todos os níveis de ensino, na sequência dos serviços mínimos decretados por causa da greve do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop).
Devido aos serviços mínimos decretados para a greve convocada pelo Stop, as escolas têm de garantir que serão asseguradas três horas de aulas diárias.
Esta decisão abrange o pré-escolar e os ensinos básicos e secundários.
Pelo menos, até dia 24 de fevereiro, os professores terão de prestar 3 horas no pré-escola, ou no 1ºciclo em cada dia, até à hora da refeição, ou seja, no período da manhã.
Nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e no ensino secundário, tem de ser asseguradas a prestação de três tempos letivos (aulas) diários, por cada turma. Além disso, deve ser garantida semanalmente a cobertura das diferentes disciplinas.
Anteriormente já tinham determinado que as escolas tinham de assegurar serviços de refeição, vigilância da portaria, recreios e apoios pedagógicos e terapêuticos aos alunos.
Esta medida foi um pré-aviso de greve decretado pelo Stop até dia 24 de fevereiro. Apesar disso, este sindicato já estendeu estes pré-avisos para, pelo menos, até dia 10 de março.