Dia Mundial do Preservativo: Portugal continua a ser o país da Europa Ocidental com mais casos de infeção pelo VIH
Hoje assinala-se o Dia Mundial do Preservativo, como tal falamos-te de algumas DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis). O VIH e a SIDA são as infeções sexualmente transmissíveis mais conhecidas, mas existem outras que deves conhecer tais como:
- Clamídia
- Gonorreia
- Hepatite B
- Sífilis
- Herpes genital
- Tricomoníase
- Pediculose Púbica
- Escabiose
- Molusco Contagioso
Todas estas doenças podem ser prevenidas com a utilização do preservativo.
Devido à importância do uso deste método contracetivo barreira, várias organizações alertam para a sua importância para a prevenção de doenças.
A Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) e a Junta da Misericórdia de Lisboa promovem a campanha de incentivo à utilização do preservativo “Nunca te esqueças do Topping”. Esta campanha decorre dia hoje, no Dia Internacional do Preservativo e amanhã, no Dia dos Namorados.
De acordo com a LPCS, o objetivo é que através da distribuição de postais e de preservativos femininos e masculinos de forma gratuita, alertar para a importância do uso do preservativo. De forma a prevenir as infeções sexualmente transmissíveis.
Maria Eugénia Saraiva, presidente da LPCS, afirma que pretende continuar a sensibilizar para comportamentos mais seguros e para relações protegidas.
A data também vai ser assinalada na segunda-feira no Largo do Intendente, em Lisboa, pelo GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento, com distribuição de preservativos e rastreios rápidos, gratuitos e anónimos ao VIH, sífilis, hepatite B e hepatite C.
O diretor executivo do GAT, Ricardo Fernandes, salientou que Portugal continua a ser o país da Europa Ocidental com mais casos de infeção pelo VIH por 100.000 habitantes.
Ricardo Fernandes reforçou ainda, que o preservativo tem de ser disponibilizado de forma acessível e consistente nas escolas e nas prisões, bem como em outros contextos de maior vulnerabilidade.