O Governo vai antecipar este ano o calendário de apresentação de candidaturas e divulgação de resultados do concurso nacional de acesso ao ensino superior público, em todas as fases.
O processo, entre a apresentação de candidaturas e a colocação de candidatos das 1.ª, 2.ª e 3.ªs fases, inicia-se este ano em 24 de julho e termina em 30 de setembro.
De acordo com o documento hoje divulgado que podes ver aqui.
- A 1ª fase de candidaturas do concurso decorre entre 24 de julho e 7 de agosto, com os resultados a serem publicados em 27 de agosto.
- A 2ª fase de candidaturas acontece entre 28 de agosto e 5 de setembro, com os resultados a serem divulgados em 17 de setembro.
- A 3ª e última fase de candidaturas acontece de 22 a 25 de setembro, sendo que os resultados serão publicados em 30 de setembro.
As alterações às provas de ingresso e à fórmula de cálculo abrangem os estudantes atualmente inscritos no 10.º ano de escolaridade. Mantêm-se a decisão de cada instituição sobre o número de exames pedidos como provas de ingresso, mas é exigido no mínimo duas.
Estas últimas regras serão aplicadas no global para os alunos que se candidatem no ano letivo 2025/2026, cujo concurso nacional decorrerá em julho/agosto.
Sem esquecer que a estes exames acrescenta o exame nacional de português que é obrigatório.