Ministro da Educação anuncia que não se fazem exames para concluir secundário, mas para o ano as regras mudam!
Os alunos que concluem o ensino secundário a partir do ano letivo 2023/2024 terão apenas de fazer três exames. O da disciplina de Português e mais dois à sua escolha. O peso dos exames passa a ser de 25% do total da nota final e as disciplinas bienais e trienais passam a valer mais. Estas são as novidades do novo modelo de acesso ao ensino superior apresentado esta segunda-feira.
O ministro da Educação, João Costa e a ministra do Ensino Superior apresentaram as alterações ao modelo do ensino secundário no passado dia 6 de fevereiro.
O novo modelo de exames entra em vigor no próximo ano letivo para todos os alunos. A alteração vai abranger os alunos que estão agora no 10.º ano.
Assim, apenas tem de realizar obrigatoriamente três exames nacionais. Anteriormente, eram obrigatórios quatro exames para a conclusão do secundário. Cabe aos alunos escolher apenas as disciplinas que querem fazer exame, exceto o de Português ou Português Língua não-materna, pois é obrigatório. Até agora, os exames valiam 30% da nota da disciplina, mas passam a valer apenas 25%.
O acesso ao Ensino Superior será feito através de dois exames. Estas provas de ingresso terão um peso de pelo menos 45% na nota de candidatura.
Em relação aos alunos que estão no último ano do secundário vão ter de cumprir as regras que já estavam estipuladas. Ou seja, os exames não são obrigatórios para a conclusão do ensino secundário e servem apenas de ingresso no ensino superior.