Novo Verde e ERP Portugal promovem o seminário Eco-Escolas sobre Literacia Ambiental
Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, e a ERP Portugal, entidade gestora de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e de resíduos de pilhas e acumuladores (RP&A), promoveram o Seminário Eco-Escolas – reconhecida pela UNESCO como a maior rede de educação para a sustentabilidade do mundo.
O seminário ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, em Soure. Resultou da parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e constituiu um momento de atualização, co-aprendizagem e partilha, entre profissionais da comunidade educativa para o desenvolvimento sustentável.
A Escola Secundária 3 Martinho Árias de Soure foi o palco deste seminário, que contou com conversas, palestras, workshops e debates, presididos por profissionais de setores como o ambiente, sustentabilidade, gestão de resíduos, energias renováveis, biodiversidade, geodiversidade, agricultura biológica, entre outros temas da agenda ambiental.
Durante o seminário a Novo Verde e a ERP Portugal, lançaram os desafios anuais para a Geração Verdão e para a Geração Depositrão – projetos dedicados ao público escolar, que visa (in)formar os jovens sobre a importância da reciclagem e do adequado encaminhamento de REEE e RP&A (Geração Depositrão) e resíduos de embalagens (Geração Verdão).
Além de promover a literacia ambiental e debater estratégias e metodologias em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o seminário divulgou os novos projetos e iniciativas do ano 2022/2023.
Em paralelo ao Seminário Eco-Escolas, nos dias 20 e 21 de janeiro, teve lugar a Eco-Mostra, feira de ambiente e sustentabilidade.