Jovens alunos discutem futuro sustentável de Guimarães
Alunos do segundo e terceiro ciclo de várias escolas de Guimarães, foram convidados para uma sessão, que procurou estimular a apresentação de compromissos para o futuro sustentável de Guimarães.
A sessão decorreu no dia 24 de janeiro, no Laboratório da Paisagem e contou com a presença de figuras ilustres do município de Guimarães.
Com o apoio da equipa de educação ambiental do Laboratório da Paisagem, o momento deu a oportunidade a jovens alunos vimaranenses (de Guimarães) de relatarem os seus principais anseios e propostas que gostariam de ver concretizadas, até 2030, no concelho.
A partir destes momentos de debate os jovens mostraram as suas principais preocupações e sugeriram resoluções para as seguintes questões:
- Mobilidade: criação de mais incentivos para a aquisição de veículos de mobilidade suave e uma maior aposta nos transportes públicos.
- Resíduos: colocação de mais contentores no concelho; realização de compostagem nas escolas. Criação de um concurso que premeie quem mais recicla.
- Economia criativa
- Natureza
- Biodiversidade: criação de mais florestas urbanas e mais plantações comunitárias.
Guimarães submeterá, este ano, uma nova candidatura para o Galardão Capital Verde Europeia e assumiu o compromisso de se tornar neutra climaticamente até 2030.