Poderão haver mais vagas no ensino superior para alunos carenciados
Pedro Teixeira, secretário de Estado do Ensino Superior, afirmou que a criação de vagas em instituições do ensino superior, para os alunos de escolas mais problemáticas poderá ser alargado a outros alunos economicamente mais carenciados.
O suposto é que todos os alunos do 1.º escalão de Apoio Social Escolar (ASE), independente da escola que frequentem tenha um apoio do Governo.
O executivo explicou que o projeto quer dar uma oportunidade ao estudantes desfavorecidos “para que tenham um futuro melhor do que aquele que tiveram os seus pais ou os seus avós”. Salientou que quando alguém nasce numa família pobre, tem uma probabilidade mais elevada de ser pobre também.
O projeto proposto pelo Governo e que prevê novas regras no acesso ao ensino superior deve arrancar ainda este ano.
Neste momento, está ainda em análise se o projeto será implementado de forma gradual, começando como um projeto-piloto, e se começam apenas nas escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, escolas situadas em bairros mais problemáticas, com mais pobreza e insucesso escolar – ou se será alargado a todas as escolas.