Ensino Superior terá novas regras e opções de acesso já a partir do próximo ano letivo
A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, durante a audição regimental pela comissão parlamentar da Educação e Ciência afirmou que o próximo ano letivo, 2023/2024 trará novas regras e opções de acesso, nomeadamente no que diz respeito às candidaturas.
O objetivo é antecipar o concurso nacional de acesso e concluir a primeira fase a 27 de agosto e as restantes até ao final do mês de setembro, de modo a que todos os alunos iniciem as aulas praticamente em simultâneo. Atualmente o que acontece é que a primeira fase fica concluída até ao início do ano letivo e as fases seguintes terminam já no decorrer do 1.º semestre.
Relativamente ao reforço da ação social e do alojamento estudantil estas são medidas que já haviam sido anunciadas e que continuam a estar previstas para 2023/2024.
A saúde mental também não está esquecida, a tutela está a trabalhar em conjunto com o Ministério da Saúde para que exista um psicólogo para cada 750 estudantes até ao final da legislatura, conforme revelou Elvira Fortunato.