Foi no passado dia 6 de dezembro, no auditório do IEFP, em Xabregas, que decorreu a sessão de reconhecimento público à seleção nacional das profissões. A esta equipa que representou Portugal no Campeonato do Mundo das Profissões e que conquistou 2 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e 4 medalhas de excelência, foram-lhe reconhecidos, nesta sessão, o mérito, o empenho e a dedicação demonstrados durante a competição. Mas não foi apenas o trabalho dos concorrentes que foi enaltecido, mas também o dos jurados, preparadores, jurados convidados para as semanas de estágio, dirigentes das entidades formadoras e centro de formação profissional de cada um dos envolvidos.
“Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar.” é o mote para o futuro desta seleção de campeões e para o próximo dos campeonatos das profissões dado pela banda musical do Centro Educativo dos Olivais, composta por formandos do Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça durante a abertura da sessão.
Coube à Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, ao Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, ao Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, Domingos Lopes, a Ana Elisa Costa Santos, na qualidade de Delegada Oficial da WorldSkills Portugal, ao Diretor do CENFIM, Manuel Grilo e à Delegada Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, Isabel Henriques a nobre tarefa de entregar as medalhas e certificados a todos os premiados e participantes do 2022 Special Edition.
Apesar dos resultados das equipas por profissão já serem do conhecimento público antes desta sessão, a organização da WorldSkills Portugal aguardou por esta ocasião para anunciar e entregar a medalha ao concorrente que obteve a pontuação mais alta no conjunto de todos os participantes nacionais, designado o Melhor da Nação.
João Teixeira, campeão do mundo de Desenho Industrial – CAD, do CENFIM de Ermesinde, foi o nome anunciado e este novo título veio juntar-se às 3 medalhas de ouro que arrecadou ao longo deste ciclo.
Um outro momento especial desta sessão foi a entrega de um prémio pecuniário aos jovens medalhados com excelência, prata e ouro. Este Prémio de Mérito visa reconhecer a excelência dos melhores desempenhos por parte dos participantes nacionais, atendendo à importância dos campeonatos internacionais de profissões para a valorização do estatuto social das profissões e da formação profissional, bem como para a notoriedade e o prestígio internacional de Portugal.
Como esta competição é fruto e reflexo de um trabalho de há vários anos, houve ainda lugar para o reconhecimento de um conjunto de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da excelência nas competições nacionais ou internacionais e, assim, contribuíram para melhorar o nível da aprendizagem no domínio da educação e da formação profissional.
Entre as pessoas distinguidas está António Leite, Secretário de Estado da Educação, a quem foi atribuído o Certificado de Membro Honorário da WorldSkills Internacional pela dedicação e empenho demonstrados enquanto Delegado Oficial da WorldSkills Portugal.