Vencedores da Mostra Nacional de Jovens Criadores já são conhecidos
Os vencedores da edição de 2022 da Mostra Nacional de Jovens Criadores (MNJC) subiram ao palco do Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, no dia 3 de dezembro, para receber as respetivas atribuições.
Esta iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), que contou com as presenças do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e da Vice-Presidente do IPDJ, Selene Martinho, reuniu 15 vencedores que receberam um prémio no valor de 1.000€.
Para além do prémio monetário, os galardoados serão entrevistados e terão uma assinatura do Cartão Jovem, entre outros prémios.
Na categoria Arte Digital, a vencedora foi Dany Marques Ferreira com a obra “Plasticine”, já na Arte Urbana o trabalho “Ruderal” de Giulia Yoshimura Pestana, foi premiado. Na área da Cerâmica, o vencedor foi Pedro Lobo com “Kinky Ceramics” e em Cinema o prémio foi para Mariana Guerreiro Ferreira, com o projeto “Lessons in the Kitchen”. Katarina Lanier ganhou o prémio na categoria para Dança e na Escultura, a vencedora foi Mab.ko, com a obra “Totem”.
Com o “Estudos sobre propriedade”, na área da Fotografia, ganhou Guilherme Proença, na Gastronomia o vencedor foi Simão Jarro, Miguel Valente para o Humor, Clara Leitão na Ilustração e, na categoria da Literatura, venceu Catarina Lobo Vasconcelos Letria, com o trabalho “Toca-e-foge”.
Carolina Duran, Leonardo Moura e Mafalda Fidalgo (“INTRA”), Jónatas TOTA Pereira e EU.CLIDES (“esquissofrénico”), Inês Nêves “Ferida que dói e Ferida que não se sente” e Naiana Soares Padial “As vidas miúdas e outras insignificâncias” foram os premiados nas categorias de Moda, Música, Pintura e Teatro respetivamente.