Carta ao Pai Natal: Será ficção ou realidade?
O Natal está a chegar e com ele a oportunidade de escrever uma carta ao Pai Natal. Este é um momento especial para as crianças, mas também para os restantes membros das suas famílias! Escrever uma carta ao Pai Natal é uma atividade para todas as idades!
Que tal tornares este Natal ainda mais especial e além de escreveres uma carta, receberes uma resposta do próprio Pai Natal?
Quem conhece a história, sabe que a casa do São Nicolau está localizada na Lapónia, numa montanha nevada, rodeada dos seus ajudantes elfos e renas. É aqui que a ficção e a realidade se misturam, pois na vila de Rovaniemi, capital da Lapónia, no norte da Finlândia, existe a famosa Vila do Pai Natal que, para além de ser um destino muito popular entre os viajantes para ver a Aurora Boreal, fazer passeios em trenós puxados por renas e até ver ursos, também funciona como um escritório do Pai Natal, para receber e responder a todas as cartas enviadas durante o ano.
A Mais Educativa partilha contigo a morada para a qual deves enviar a tua carta, e não te preocupes se não sabes falar finlandês – podes enviar a tua carta em 13 idiomas diferentes, incluindo em português, recebendo sempre uma resposta na mesma língua.
A morada do Pai Natal na Lapónia é:
Santa Claus ‘Main Post Office, Tähtikuja 1, 96930 Arctic Circle, Finland.
Também existe a possibilidade de enviares uma Carta ao Pai Natal em Portugal. A partir de uma iniciativa dos CTT, os correios de Portugal, as crianças (e também os adultos) podem enviar uma carta ao Pai Natal, que será recebida e respondida pelos assistentes dos correios. Todos os anos os CTT recebem centenas de milhares de cartas! Estas são as únicas correspondências que podem ser enviadas sem qualquer forma de selo através dos correios.
Infelizmente o Pai Natal não tem uma morada específica no nosso país. No campo de preenchimento do endereço, podes colocar Polo Norte, Casa do Pai Natal, Rua das Renas, ou qualquer outro endereço mágico que vier à tua mente. O essencial é que a morada do remetente esteja completa para que, ao receber a sua carta, o Pai Natal português possa enviar a resposta para o endereço correto.
É evidente que te perguntes o que acontece e quem recebe estas milhares de cartas, que são enviadas todos os anos para os postos de correios, endereçadas ao Pai Natal. O segredo é simples – “os ajudantes do Pai Natal”. Milhares de trabalhadores das agências de correios e também voluntários, trabalham dias e dias para responder a cada uma das cartas que são enviadas. Como o volume de cartas aumenta todos os anos, o trabalho não é realizado por apenas uma pessoa, por mais mágico que o Pai Natal seja. Milhares de pessoas tornam-se “escritores fantasma” e enviam as respostas para as cartas enviadas.
Apesar de ser uma atividade comum entre as crianças, qualquer pessoa pode escrever e enviar uma carta ao Pai Natal. Todos os anos, milhares de adultos enviam as suas cartas, incluindo políticos famosos e celebridades.
As cartas não são necessariamente listas de prendas para si ou para familiares. Há muitas cartas que são relatos de como foi o seu ano e quais são as expetativas para o ano seguinte. Quando se trata da idade e do conteúdo, não há limites! Participa nesta tradição, tão comum a muitas famílias e não deixes a magia do Natal morrer!