Secretário de Estado da Juventude e do Desporto inaugura Mostra Nacional de Jovens Criadores
A Mostra Nacional de Jovens Criadores (MNJC) foi inaugurada no dia 1 de dezembro numa cerimónia onde o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto discursou e referiu que esta é “uma das melhores iniciativas do Plano Nacional da Juventude (…) pensada para fazer a diferença”.
O projeto do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) foi inaugurado no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, na presença de João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto que afirmou que esta Mostra “consegue dar oportunidade a muitos jovens que, ano após ano, se vão afirmando no plano cultural nacional”.
A edição de 2022 da MNJC conta, pela primeira vez, com a organização do Gerador, numa parceria com a Câmara Municipal de Almada, considerada “uma edição de sucesso” que abrange áreas artísticas como Arte Digital, Arte Urbana, Cerâmica, Cinema, Dança, Escultura, Fotografia, Gastronomia, Humor, Ilustração, Literatura, Moda, Música, Pintura e Teatro.
No decorrer do discurso da inauguração, o governante reforçou o elevado número de candidaturas a esta iniciativa que, por sua vez, “mostra que existe uma grande força de criatividade cultural por parte das gerações mais jovens”.
Esta Mostra reúne mais de 100 obras de jovens criadores numa exposição, entre 1 a 3 de dezembro, no Fórum Municipal Romeu Correia e no Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro, em Almada, com entrada livre e gratuita. Para além da exposição, também vão decorrer masterclasses e visitas guiadas temáticas.
Nas categorias de Cinema, Dança, Gastronomia, Humor, Literatura, Moda, Música e Teatro vão decorrer momentos de apresentação, performances e concertos, dando a oportunidade aos artistas de mostrar o seu trabalho.
O vereador do Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Almada, Filipe Pacheco, a Vice-Presidente do IPDJ, Selene Martinho, e o presidente do Gerador, Tiago Sigorelho, também marcaram presença na cerimónia de inauguração.
Sabe mais aqui.