És fã de videojogos? O Lisboa Games Week está à tua espera
A história dos videojogos é recente e remonta para o final dos anos 70 até aos dias de hoje. A sua evolução, marcada pela transformação digital, é sem dúvida um mundo ainda por explorar e que importa conhecer. A Mais Educativa leva-te a conhecer e tudo o que está a ser preparado para o maior evento de videojogos em Portugal, o Lisboa Games Week (LGW), que está à tua espera entre os dias 17 e 20 de novembro, na FIL.
Para isso, falámos com Luís Pinto, Gestor de Feiras FIL, responsável pelo LGW para ficares a par de tudo!
O Lisboa Games Week é o maior evento de videojogos em Portugal. Qual é a sua missão?
A missão do Lisboa Games Week é levar novidades e proporcionar uma experiência ao grande público entusiasta dos videojogos, do entretenimento digital e das áreas relacionadas aos videojogos. Trazemos as novidades que a própria indústria determina a cada ano, como novos jogos, novos dispositivos – as consolas que X em X tempo são renovadas -, mas também novos serviços, como as plataformas Cloud Gaming que, de alguma forma, vieram substituir as consolas através de outros dispositivos. Tudo isto faz parte da nossa missão… colocar o visitante a par de tudo e, num só espaço, reunir experiências com vários equipamentos – desde pc, hardware (placas gráficas) -, bem como suporte à utilização e melhoramento da experiência no videojogo.
O que se pode esperar da programação ao longo dos quatro dias da edição 2022?
Nas últimas edições, procuramos organizar o evento do ponto de vista da experiência através da introdução de espaços temático. Portanto, criam-se aqui muitas personas de consumo, sobretudo ligadas ao Gaming e que dizem respeito à experiência propriamente dita com o jogo e para quem quer ver os gameplays. Temos a componente de Retrogames que conta com muitas novidades. Que aliás, não param, principalmente nas tecnologias de futuro e equipamentos de realidade virtual, do conhecido VR, mas também na aposta em Cosplay com os concursos do LGW, classificadores para o Concurso Internacional ICL.
O espaço de conteúdo do Advance Sic, com palco próprio oferece um programa preenchidos. Também no Palco do LGW, de multiconteúdo, estão reservadas novidades que serão, sobretudo, ações de palco articuladas com fabricantes e editoras de títulos.
O mercado é cada vez mais diversificado. Quais são as novidades e lançamentos no âmbito do LGW22?
Na área dos ESports contamos com a final da Liga Portuguesa de League of Legends e os torneios competitivos do circuito de VCE, do VALORANT. A novidade está no primeiro espaço de competição de Sim Racing com os torneios de FPAK ESports. Para além disso, estão distribuídos uma séria de espaços dos próprios fabricantes dos jogos e de hardware que trazem novidades nos postos de jogo, como o CS, FIFA e o Call of Duty.
Quem são os influencers/gamers que os visitantes podem encontrar?
Influencers e criadores de conteúdo é coisa que não falta por cá!
No caso das competições profissionais, temos os gamers que pertencem às equipas dos clubes ESports. A FTW, o maior clube de ESports em Portugal, vai trazer por exemplo o Zorlack e o Impact e teremos também as caras do Advance Sic, como Sara Rechena. O próprio LGW tem um conjunto de influencers e criadores de conteúdo que vão participar no evento e no espaço FOX Gaming vai contar com a presença do próprio Ricardo Fox Pacheco.
O Lisboa Games Week está dividida em várias categorias, entre elas o Serviço Educativo. Em que constitui esta vertente?
Apresentamos cinco categorias: o Gaming; os ESports; o Cosplay e a Pop Culture; a Loading Zone e o Serviço Educativo.
Este serviço permite-nos ir além da parte comercial e há poucos eventos que têm a componente educativa tão desenvolvida. O objetivo é alertar para os caminhos que os videojogos abrem, tanto no desenvolvimento dos videojogos, como na criação de conteúdos e, no futuro, abordar as novas profissões. Tem como pilar a formação para alunos, do 2º ciclo até ao Secundário, e tem vindo a ser aprimorada. Começamos com a introdução à programação e ao código para a criação dos primeiros protótipos de videojogos e, de seguida, acrescentamos outras disciplinas como a arte, a ilustração, o argumento do próprio videojogo e a música.
De que forma é que este evento impacta no futuro daqueles que querem ingressar neste mundo?
As visitas de estudo têm estado em crescente, na edição passada contámos com cerca de 18 mil alunos e professores. Quem vem ao LGW e vê os principais estúdios nacionais com quem pode interagir, mas só depende da orientação vocacional de cada aluno. Até porque também disponibilizamos informação no que se refere aos estabelecimentos de ensino mais vocacionados para esta área.
Os leitores da Mais Educativa devem participar no LGW22 porque…
Está cá todo o ecossistema de desenvolvimento de videojogos, desde a oferta formativa, estúdios e conteúdos de auditório que abordam temas relacionados com a criação, produção e desenvolvimento de videojogos. O conteúdo é riquíssimo e queremos ver-vos a todos cá!