DGE incentiva a compreensão da Igualdade de Género através dos provérbios
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nos domínios da Igualdade de Género e da Sexualidade, a Direção-Geral da Educação promove iniciativas que dão a conhecer o conceito de Igualdade de Género a jovens. Desta vez, são os provérbios os veículos para essa compreensão.
Preocupado em promover relações baseadas no respeito, este projeto introduz aprendizagens no que dizem respeito aos direitos sexuais e reprodutivos, à prevenção da violência nas relações de intimidade e aos comportamentos de risco.
São vários os provérbios que passam de geração em geração, mas importa saber o que significam e qual a interpretação que têm, tendo em conta o seu contexto histórico, social e cultural.
“Vamos dar a volta a texto” é a proposta da DGE com este projeto que pretende contribuir para promover a inclusão, a igualdade e a não discriminação, através da reflexão sobre o significado de certos provérbios.
Será que algumas frases populares introduzem uma desigualdade de poder, de oportunidades e de visibilidade entre homens e mulheres? Importa desconstruí-los para os compreender e reescrever aqueles que traduzem este contraste.
Toda a informação e regulamento disponível aqui.