Greve nacional de professores marcada para 2 de novembro
Os sindicatos dos professores anunciaram, esta quinta-feira, uma greve nacional para 2 de novembro que será o dia em que o ministro da Educação estará presente no Parlamento no âmbito do Orçamento do Estado (OE) para 2023.
As várias entidades, incluindo a Fenprof, revelaram os motivos desta Greve Nacional dos Professores e Educadores numa declaração enviada aos órgãos de comunicação social onde indicam que o OE para 2023 “não tem uma única solução para os problemas que afetam a profissão docente”, lê-se no site oficial da estrutura sindical. Tratando-se de uma reivindicação que se manifesta conta a falta de investimento do Governo na educação.
Entre as várias razões apresentadas, salientam ainda a recusa do Ministério da Educação em “negociar um protocolo que permita fasear a consagração de soluções para a aposentação, contagem do tempo de serviço, combate à precariedade, regularização dos horários de trabalho, aprovação de um regime de avaliação do desempenho que não seja competitivo e se inscreva numa lógica cooperativa e formativa”.