Pavilhão do Conhecimento recebe Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola 2022
Os Clubes Ciência Viva na Escola vão reunir-se no Pavilhão do Conhecimento, no dia 14 de outubro, para um encontro que promete dar voz a esta rede que nos últimos tempo sem crescido “significativamente”.
O Encontro dos Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE) vai decorrer no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, num espaço de conhecimento aberto a toda a comunidade educativa, bem como a todas as instituições promovidas pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Direção-Geral de Educação.
Depois do almoço a tarde será preenchida com uma programação que se dá início por volta das 14h00, com uma Mostra de Ciência e Tecnologia para Estabelecimento de Parcerias. Esta iniciativa dá a oportunidade de, quer instituições científicas, empresas, museus quer centros de ciência, dar a conhecer o trabalho desenvolvido, com o objetivo de criar parcerias com os Clubes Ciência Viva na Escola. Decorre na área expositiva do Pavilhão e inclui ainda um serviço de cocktail.
De seguida, pelas 16h00, vai realizar-se a cerimónia de Boas-Vindas pelo Programa Clubes Ciência Viva na Escola, com Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica; José Vitor Pedroso, Diretor-Geral da Educação e Mário Tavares da Silva, Vice-Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal.
Às 16h30, iniciam as intervenções convidadas com Agueda Gras-Velasquez, Diretora do Programa Ciência na European Schoolnet (EUN), doutorada em Astrofísica e, ao longo do tempo, já são vários os projetos educativos, financiados pela Comissão Europeia, que lidera. Também está convidado a intervir o Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, doutorado em Física Teórica e membro de várias academias internacionais e presidiu a comités da Comissão Europeia e de outras organizações internacionais de investigação.
A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Ministério da Educação, João Costa, vão falar, por volta das 17h30, num perspetiva política dentro do próprios clubes, numa conversa sobre A Decisão Política nos Clubes Ciência Viva na Escola.
A adesão aos CCVnE tem sido cada vez mais elevada e têm se mostrado espaços de partilha de conhecimento dirigidos a toda a comunidade escolar e que, segundo a organização da Ciência Viva, “potenciam a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação, e a criação de parcerias sólidas com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, Centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais”.
O Encontro Nacional prevê que a hora de fim dos trabalhos decorra a partir das 18h00.